FERRAMENTAS LINUX: O RISC-V com o Kernel Linux 5.19 prepara o modo "COMPAT" para aplicativos de 32 bits em kernels de 64 bits e mais

segunda-feira, 23 de maio de 2022

O RISC-V com o Kernel Linux 5.19 prepara o modo "COMPAT" para aplicativos de 32 bits em kernels de 64 bits e mais

 

Confira !!

Com o Kernel Linux 5.18 esperado para ser lançado como estável amanhã e abrindo a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.19 , o trabalho de recursos destinado a este próximo kernel deve ser amplamente concluído. Dentro do ramo "for-next" da arquitetura RISC-V há várias adições interessantes.

Para o ciclo Kernel Linux 5.19, o RISC-V arc code está trazendo trabalho de compatibilidade inicial para permitir que aplicativos de espaço de usuário RISC-V de 32 bits sejam executados em kernels RISC-V de 64 bits, novo trabalho de extensão RISC-V, suportando o sistema kexec_file ligue e muito mais. Abaixo estão os principais destaques.

- Suporte para o kexec_file no RISC-V. Kexec_file_load é a chamada de sistema Kexec mais recente para o kernel Linux. RISC-V já havia fornecido o suporte ao Kexec como meio para permitir carregar e inicializar em outro kernel a partir do kernel atualmente em execução. A chamada do sistema kexec_file é baseada em arquivo e depende de descritores de arquivo sendo passados ​​para o kernel e initramfs em vez de uma lista de segmentos.

- Um novo sistema spinlock baseado em ticket que usa atomics genéricos e não requer tanto do sistema de memória quanto os qspinlocks para ser justo.

- O suporte inicial "COMPAT" para poder executar o modo U de 32 bits no kernel de 64 bits na configuração do modo S. Esse suporte COMPAT é para poder executar aplicativos de espaço de usuário de 32 bits em kernels RISC-V de 64 bits.

- O suporte para a extensão "Svpbmt" para "Supervisor-Mode: Page-Based Memory Types" para permitir que as páginas possam ser marcadas como não armazenáveis ​​em cache e/ou E/S. Como parte da mesclagem, também está habilitando o suporte para os tipos de memória de atributos da tabela de páginas do Allwinner D1. Além disso, esta série de patches também apresenta a opção "RISCV_ALTERNATIVE" para poder corrigir automaticamente as erratas exigidas pela plataforma de execução em tempo de execução. Essa correção de código é realizada durante os estágios de inicialização do sistema. Esta estrutura do RISC-V "ALTERNATIVA" está sendo introduzida devido à implementação de tipos de memória D1 do Allwinner ser diferente da especificação Svpbmt final.

Veja a próxima ramificação do RISC-V dos patches enfileirados antes da iminente janela de mesclagem do Kernel Linux 5.19.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário