FERRAMENTAS LINUX: As extensões do AMD Zen 4 IBS estão em análise para o Linux

terça-feira, 10 de maio de 2022

As extensões do AMD Zen 4 IBS estão em análise para o Linux


 Confira !!

Os próximos processadores AMD Zen 4 estão trazendo melhorias para seus recursos de amostragem baseada em instruções (IBS) que podem ser utilizados pelo maravilhoso utilitário e subsistema de perf do Linux.

No final de abril, a série inicial de patches com uma série foi revisada e enviada na manhã de ontem para as novas extensões IBS com o AMD Zen 4. A série de patches também é notável por ser a primeira série de patches do kernel Linux referenciando explicitamente "Zen4" em vez de apenas chamando-o de arquitetura futura/próxima. Todas as outras séries recentes de patches do Zen 4 usaram terminologia genérica / vaga, embora todos saibamos que é para o Zen 4, dada a cadência de upstreaming do Linux da AMD e o histórico em torno do tempo de suporte ao Linux.

O Zen 4 melhorará a amostragem baseada em instruções adicionando uma extensão de fonte de dados, bem como um novo recurso de filtragem de falta de cache L3. Esses novos recursos do Zen 4 IBS são resumidos como:

A extensão DataSrc fornece os detalhes adicionais da fonte de dados para as operações de carregamento/armazenamento marcados. Adicione o suporte para esses novos bits no relatório/script raw-dump perf.

A filtragem de falta IBS L3 funciona marcando uma instrução no estouro do contador IBS e gerando um NMI se a instrução marcada causar uma falta no L3. Amostras sem L3 miss são descartadas e o contador é reiniciado com um valor aleatório (entre 1-15 para fetch pmu e 1-127 para op pmu). Isso ajuda a reduzir a sobrecarga de amostragem quando o usuário está interessado apenas em tais amostras. Um dos casos de uso de tais amostras filtradas é alimentar dados para daemon de migração de página em sistemas de memória em camadas.

Adicione o suporte para a filtragem de falta L3 no driver IBS por meio do novo atributo pmu "l3missonly".

Consulte a lista de discussão do kernel para esses patches do Zen 4 IBS se você for um usuário pesado do Linux e quiser saber mais sobre esses novos recursos.



Em geral, além da amostragem baseada em instruções perf ser útil para criação de perfil para possíveis otimizações e depuração de problemas, a amostragem também é útil para um número crescente de recursos do compilador para poder alimentar os resultados da amostragem de hardware perf de volta ao compilador para auxiliar na gerando binários otimizados baseados em perfil. Com a Intel há muito tempo na vanguarda dos contadores de desempenho de hardware e a funcionalidade exposta no Linux, é bom ver algumas melhorias de IBS chegando com o Zen 4.











Até a próxima !!








Nenhum comentário:

Postar um comentário