Confira !!
Os próximos processadores AMD Zen 4 estão trazendo melhorias para seus recursos de amostragem baseada em instruções (IBS) que podem ser utilizados pelo maravilhoso utilitário e subsistema de perf do Linux.
No final de abril, a série inicial de patches com uma série foi revisada e enviada na manhã de ontem para as novas extensões IBS com o AMD Zen 4. A série de patches também é notável por ser a primeira série de patches do kernel Linux referenciando explicitamente "Zen4" em vez de apenas chamando-o de arquitetura futura/próxima. Todas as outras séries recentes de patches do Zen 4 usaram terminologia genérica / vaga, embora todos saibamos que é para o Zen 4, dada a cadência de upstreaming do Linux da AMD e o histórico em torno do tempo de suporte ao Linux.
O Zen 4 melhorará a amostragem baseada em instruções adicionando uma extensão de fonte de dados, bem como um novo recurso de filtragem de falta de cache L3. Esses novos recursos do Zen 4 IBS são resumidos como:
A extensão DataSrc fornece os detalhes adicionais da fonte de dados para as operações de carregamento/armazenamento marcados. Adicione o suporte para esses novos bits no relatório/script raw-dump perf.
A filtragem de falta IBS L3 funciona marcando uma instrução no estouro do contador IBS e gerando um NMI se a instrução marcada causar uma falta no L3. Amostras sem L3 miss são descartadas e o contador é reiniciado com um valor aleatório (entre 1-15 para fetch pmu e 1-127 para op pmu). Isso ajuda a reduzir a sobrecarga de amostragem quando o usuário está interessado apenas em tais amostras. Um dos casos de uso de tais amostras filtradas é alimentar dados para daemon de migração de página em sistemas de memória em camadas.
Adicione o suporte para a filtragem de falta L3 no driver IBS por meio do novo atributo pmu "l3missonly".
Consulte a lista de discussão do kernel para esses patches do Zen 4 IBS se você for um usuário pesado do Linux e quiser saber mais sobre esses novos recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário