Confira !!
Um recurso do Thunderbolt aparentemente não amplamente aproveitado é permitir que dois hosts/sistemas distintos sejam conectados por meio de um cabo Thunderbolt que pode ser usado para encapsular pacotes de dados arbitrários usando anéis DMA de alta velocidade. Se você estiver usando essa configuração, começando com o Linux 5.19+, deve abrir a porta para ser muito mais rápido ao executar em hardware Intel de última geração para USB4/Thunderbolt.
Durante anos, o Linux deu suporte à descoberta Intel Thunderbolt XDomain e aos componentes necessários para lidar com a conexão de vários hosts/domínios via Thunderbolt. O Linux também possui uma interface Ethernet virtual que pode funcionar com o Thunderbolt XDomain para encapsular pacotes de rede pelo cabo Thunderbolt (ou agora, USB4). O Thunderbolt XDomain é extensível e pode ser usado para várias outras finalidades. Esse recurso permanece presente com USB4 por meio do protocolo Inter-Domain Service.
A especificação USB4 Inter-Domain Service permite a ligação de pista entre dois domínios/hosts USB4. O Linux, no entanto, não implementou o aspecto de ligação de pista até agora devido às limitações do controller de host DMA que não traria nenhum benefício. Mas agora, com os sistemas Intel Alder Lake, onde o DMA pode suportar conectividade superior a 20 GBits/s, faz sentido para a Intel adicionar esse suporte de ligação entre domínios ao código do driver Thunderbolt/USB4.
Os patches de Mika Westerberg, da Intel, adicionam a ligação de pista XDomain e permitem que ambos os sistemas/domínios possam lidar com isso e onde usar o gerenciador de conexões de software. Depois de estar na lista de discussão do kernel em revisão, o trabalho de ligação da pista do XDomain foi colocado na fila do "próximo" ramo do subsistema Thunderbolt, com isso acontecendo, ainda deve estar a tempo de esse recurso aparecer no Linux 5.19.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário