FERRAMENTAS LINUX: A virtualização do Intel IPI está pronta para o Kernel Linux 5.19

sábado, 14 de maio de 2022

A virtualização do Intel IPI está pronta para o Kernel Linux 5.19

 


Confira !!

Seguindo as bases estabelecidas no Kernel Linux 5.18 , o suporte à virtualização de IPI do Intel VT-x está definido para ser introduzido com o kernel Linux 5.19 para suportar esse novo recurso de hardware encontrado nos processadores de servidor Xeon Scalable 4th Gen "Sapphire Rapids".

A virtualização Inter-Process Interrupts (IPI) visa eliminar saídas de VM ao emitir IPI (inter-processor interrupts) em uma vCPU de origem. A virtualização de IPI foi descrita pela Intel no ano passado em uma atualização do manual de referência do programador e logo depois os engenheiros da Intel começaram a postar seus patches de suporte ao Linux. Depois de passar por várias rodadas de revisão, o suporte à virtualização IPI agora está pronto para ir à frente do Kernel Linux 5.19 - e a tempo para os processadores Xeon Sapphire Rapids começarem a crescer à medida que o ano avança.


A virtualização de IPI visa fornecer interrupções entre processos mais eficientes nas VMs. Esse suporte à virtualização de IPI deve eliminar a "muita sobrecarga" exibida com tarefas com uso intenso de IPI.

Os engenheiros da Intel nos patches anteriores do kernel do Linux resumiram o impacto como: " Fizemos experimentos para medir o tempo médio de envio de IPI da vCPU de origem para a vCPU de destino, concluindo o tratamento de IPI por kvm unittest com e sem virtualização de IPI. Quando a virtualização de IPI habilitado, ele reduzirá 22,21% e 15,98% dos ciclos consumindo no modo xAPIC e no modo x2APIC, respectivamente. 

Os patches da máquina virtual baseada em kernel no "habilitação da virtualização de IPI para CPUs suportadas. Como parte da habilitação de virtualização de IPI, também houve outro trabalho de VT-x, como o controle de execução de VM terciária .

O suporte ao Xeon Sapphire Rapids no kernel do Linux e componentes relacionados já existe há algum tempo e todas as funcionalidades básicas devem estar em vigor. No entanto, com o Kernel  Linux 5.19 parece o ponto em que muitas das funcionalidades "extras" são todas sólidas e em boa forma à frente da rampa do Xeon SPR. Eu saberei com certeza assim que colocar as mãos no Sapphire Rapids para testes e benchmarking do Linux.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário