Confira !!
Embora o suporte ao Apple M1 Linux tenha começado bem e o uso do Asahi Linux esteja oferecendo bom desempenho da CPU e a maioria das funcionalidades funcionando pelo menos até certo ponto, o maior bloqueador restante é fazer com que os gráficos 3D do Apple M1 funcionem. O progresso mais recente nessa frente é o código do Mesa trabalhando para começar a renderizar corretamente o glmark2, um benchmark básico do OpenGL / GLES.
Alyssa Rosenzweig, conhecida por seu trabalho na pilha de drivers Panfrost na Collabora, lidera o esforço de engenharia reversa de gráficos Apple M1 e escrita de drivers. Sem o suporte da Apple, cabe à comunidade de código aberto de engenharia reversa lidar com o driver do kernel DRM/KMS e o suporte do driver Mesa no espaço do usuário. Até agora, o foco de Alyssa e Asahi tem sido obter um driver Gallium3D OpenGL funcional antes de pensar no suporte ao Vulkan.
Rosenzweig compartilhou neste fim de semana o progresso de obter glmark2 rodando com sucesso para o Apple M1 com este código Mesa. Este código Mesa parece ainda ser testado no macOS, mas pelo menos o progresso está sendo feito com este esforço de código aberto:
Woo, got it!!!
— Alyssa Rosenzweig (@alyssarzg) May 9, 2022
if you don't dance when you fix your bugs, I don't know what you're doing programming~ pic.twitter.com/g6RLyytfuw
Foi apenas neste fim de semana antes desse marco que ainda era uma batalha pelo sucesso do glmark2:
What do you want from me, bunny?! pic.twitter.com/qYzxovr1qD
— Alyssa Rosenzweig (@alyssarzg) May 8, 2022
Embora o Mesa principal tenha mantido o código M1 inicial desde o ano passado , o código de trabalho em andamento mais ativo continua a acontecer no repositório do Asahi/Mesa até que esse código seja finalmente revisado e atualizado. Até agora, ainda não há nenhum driver DRM/KMS do lado do kernel para o M1 upstream para o kernel Linux, mas virá no devido tempo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário