Confira !!
O driver MSM DRM e criador do Freedreno , Rob Clark, continua liderando o processo de suporte gráfico/display da Qualcomm Adreno de código aberto para Linux neste esforço que começou como um projeto de engenharia reversa anos atrás. Na semana passada, Rob enviou o último lote de atualizações de driver do MSM Direct Rendering Manager destinadas ao kernel Linux 5.19.
Entre as mudanças do driver MSM para DRM-Next com Linux 5.19 incluem:
- Endereço virtual da GPU / suporte IOVA alocado no espaço do usuário. A motivação aqui de Rob Clark é permitir que o driver Mesa do espaço do usuário nativo seja executado em um convidado virtualizado (VM). O código do driver nativo do Mesa associado é Freedreno Gallium3D e TURNIP para Vulkan.
- Suporte DPU para compressão de stream de exibição(DSC). O padrão de compressão de fluxo de exibição com suporte VESA é para fornecer compactação visualmente sem perdas e de baixa latência entre o host e os painéis de exibição HDMI/eDP/DSI/HDMI para economia de largura de banda.
- Suporte de rotação em linha para exibição com o Snapdragon SC7280.
- Amplo suporte de barramento para chipsets mais recentes. O recurso de "barramento amplo" com hardware mais recente permite mover dois pixels de dados por pixel clock para interface para exibição em vez de um pixel. O recurso de barramento largo aumenta a largura do barramento de 32 para 64 bits. O suporte de barramento amplo em parte é necessário para habilitar o suporte à resolução 4K com o driver MSM.
- Suporte a DisplayPort (eDP) integrado.
- Fusão do código do driver MDSS DPU1 e DP5.
- Várias outras limpezas e correções de bugs.
Mais detalhes sobre essas alterações de driver de vídeo/exibição da Qualcomm de código aberto para Linux 5.19 podem ser encontrados por meio deste pull .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário