Confira !!
Com a décima iteração dos patches da arquitetura de CPU LoongArch publicadas no sábado, parece que o trabalho está se estabilizando e essa arquitetura inspirada em RISC-V e derivada de MIPS chinesa pode em breve se tornar popular.do
Apenas duas semanas atrás, foram os patches do kernel Linux LoongArch v9, enquanto hoje é a décima rodada para abordar o feedback e outros itens restantes para trazer esse código. Além do amadurecimento da porta do kernel do LoongArch, o outro pré-requisito que abre o LoongArch para a fusão com a linha principal é o GCC 12 com suporte ao compilador LoongArch . Ter suporte ao compilador principal para a arquitetura de CPU fornecida é um passo óbvio e necessário antes que o suporte do kernel possa chegar a novas arquiteturas de processador.
Com os patches v10, os patches do LoongArch foram re-baseados no estado mais recente do Kernel Linux 5.18 Git, ele passa a usar o código stub EFI genérico, também passa a usar a biblioteca de strings genéricas e implementações de spinlock de ticket, descarta o patch Zboot, e tem outras pequenas correções e melhorias junto com a documentação atualizada.
Este suporte LoongArch é desenvolvido pelo próprio fornecedor chinês Loongson. Em sua forma atual, essa arquitetura de CPU traz 23,9k linhas de novo código, enquanto também reutiliza alguns caminhos de código MIPS64 existentes.
Veremos se o LoongArch está pronto para o mainlining no ciclo do kernel Linux v5.19 ou se vai durar mais tempo ou quaisquer outras objeções levantadas pelos desenvolvedores upstream.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário