FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.19 está para ajudar a relatar a localização física de um dispositivo conectado

domingo, 1 de maio de 2022

O Kernel Linux 5.19 está para ajudar a relatar a localização física de um dispositivo conectado

 

Confira !!

Sendo adicionado ao código principal do driver do kernel Linux está o suporte sysfs para relatar uma localização física de um dispositivo no sistema/servidor conectado. Em particular para grandes sistemas e servidores com muitos dispositivos conectados e onde pode haver vários dispositivos do mesmo tipo/modelo, esse relatório de localização física relativa ao espaço do usuário deve facilitar a distinção.

O engenheiro do Google, Won Chung, contribuiu com o suporte sysfs para relatórios de localização física de um determinado dispositivo. Esse código é enfileirado como parte da ramificação "-next" do driver-core à frente do kernel Linux 5.19. As informações de localização física são expostas em /sys/devices/.../physical_location para dispositivos suportados. Dentro da localização_físicaA pasta é então atributos como a superfície do painel, se relevante, à qual o dispositivo está conectado, sua posição vertical, sua posição horizontal, se conectado a um dock e se encontrado na tampa de um laptop.

Essas informações de localização física com os patches Linux pendentes são preenchidas com base nos dados ACPI _PLD. Os objetos ACPI "_PLD" contêm dados de descrição de localização física. Vários dispositivos já suportam ACPI _PLD e este patch do núcleo do driver está, por sua vez, expondo-o facilmente agora no Linux ao espaço do usuário via sysfs. O ACPI PLD pode expor mais informações enquanto para esta série inicial de patches ele foi mantido em "campos genéricos mínimos", permitindo que ele suporte mais facilmente dispositivos não ACPI no futuro.

Veja mais detalhes com este patch no driver-core-next antes do Linux 5.19. Isso pode ser de grande utilidade para servidores, sistemas com muitos dispositivos conectados, farms de teste com muitos dispositivos conectados para testes de regressão e outros fins, etc., para confirmar/encontrar mais facilmente a localização física de um dispositivo conectado.






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário