FERRAMENTAS LINUX: O suporte à extensão de matriz escalável do ARMv9 chega ao Kernel Linux 5.19

quinta-feira, 26 de maio de 2022

O suporte à extensão de matriz escalável do ARMv9 chega ao Kernel Linux 5.19

 

Confira !!

As mudanças na arquitetura Arm de 64 bits (AArch64) foram incorporadas ao kernel Linux 5.19 em desenvolvimento .

O mais notável com as alterações do AArch64/ARM64 para o Linux 5.19 é o suporte inicial do lado do kernel para o Scalable Matrix Extension (SME) do Arm.

A Extensão de Matriz Escalável da Arm com ARMv9-A se baseia nas Extensões de Vetor Escalável SVE/SVE2 existentes para permitir o armazenamento de matrizes, carregar/armazenar/inserir/extrair vetores de peças, produto externo de vetores SVE e um modo SVE de streaming. O modo Streaming SVE com SME permite o novo armazenamento e instruções SME, além de um subconjunto de instruções SVE2, enquanto a saída do modo streaming leva a um comportamento inalterado em relação ao SVE2.


O Kernel Linux 5.19 tem o suporte inicial ao ARMv9 SME. Neste ponto, uma peça notável que falta é que não há suporte de virtualização KVM para SME, de modo que está desabilitado para convidados de VM. Presumivelmente, embora o suporte ARMv9 SME para convidados venha mais tarde.

O pull do ARM64 também possui melhorias de reserva de crashkernel, atualizações de perf, várias limpezas de código e várias outras melhorias de código de arco de CPU de baixo nível.









Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário