Confira !!
Da noite para o dia, alguns notáveis códigos de driver gráfico AMD Radeon de código aberto foram fundidos no que será o lançamento do Mesa 22.2 no próximo trimestre.
Primeiro e mais notável, o recentemente falado suporte de IP gráfico AMD "GFX11" para Mesa chegou. GFX11 é o IP/bloco gráfico de próxima geração quase definitivamente para RDNA3 e o sucessor do GFX10 como o que era RDNA/RDNA2 e GFX9 para "Vega" / CDNA antes disso. Desde o final de abril, os engenheiros da AMD começaram a postar vários patches GFX11 não apenas para o Mesa, mas também para o driver DRM do kernel Linux AMDGPU.
Este trabalho do GFX11 acompanha todas as outras séries de patches recentes, permitindo diferentes blocos de IP em preparação para as placas gráficas Radeon de próxima geração que serão lançadas ainda este ano. A AMD também já upstream o alvo GFX11 inicial para o LLVM 15.0 para lançamento por volta de setembro por ter o suporte de back-end do compilador de sombreador AMDGPU.
A fusão e o suporte GFX11 atualmente tem "Isso é a maior parte. Alguns bits estão faltando e eles serão adicionados mais tarde." Presumivelmente, haverá alguns novos recursos de hardware do GFX11 ativados em uma data posterior, mais próxima do lançamento. O foco de suporte ao Mesa da AMD está no driver RadeonSI Gallium3D OpenGL com o driver Mesa "RADV" sendo o driver não oficial trabalhado por empresas como Red Hat, Google, Valve e outros. Os desenvolvedores de RADV certamente estarão trabalhando no suporte GFX11/RDNA3 com base nos patches de código aberto para outros componentes e também precisando obter o back-end do compilador ACO suportado para GFX11.
Como parte da habilitação do GFX11 no Mesa também está o VCN4Patches do Mesa para obter a codificação/decodificação acelerada por GPU do Video Core Next 4.0 trabalhando com o rastreador de estado de aceleração de vídeo Gallium3D. Ainda não há sinais de suporte a codificação de hardware AV1, mas pode ser para uma série de patches posterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário