Confira !!
O Vulkan 1.3.213 foi lançado hoje e, além dos esclarecimentos/correções usuais de especificação, também há quatro novas extensões, incluindo VK_KHR_ray_tracing_maintenance1.
As novas extensões do Vulkan 1.3.213 incluem:
O VK_EXT_image_compression_control - Esta extensão do Arm, Broadcom e Imagination é para habilitar compressão de imagem de taxa fixa e suporte para controlar o tipo de compressão que pode ser aplicado. VK_EXT_image_compression_control adiciona uma consulta para descobrir o esquema de compactação e a taxa que pode ser aplicada a uma imagem.
O VK_EXT_pipeline_properties - Como parte do esforço Vulkan SC (Safety Critical) com pipelines sempre sendo compilados offline, essa extensão ajuda os pipelines compilados offline representados por JSON a serem capazes de consultar propriedades como o pipelineIdentifier.
O VK_EXT_subpass_merge_feedback - Esta extensão permite fornecer feedback para um jogo/aplicativo se os subpasses especificados na criação do passe de renderização são mesclados pela implementação. Há também um controle para alternar a mesclagem de subpasses no passe de renderização para esta extensão elaborada pelos engenheiros da Arm.
O VK_KHR_ray_tracing_maintenance1- Esta extensão adiciona uma coleção de recursos menores de rastreamento de raio. Basicamente outra extensão de manutenção com uma série de pequenas alterações. Entre as mudanças estão o suporte ao SPV_KHR_ray_cull_mask do SPIR-V no Vulkan, suporte para um novo estágio de pipeline e máscara de acesso construído sobre KHR_synchronization2, novas consultas de estrutura de aceleração e um comando opcional de despacho de rastreamento de raio indireto.
As alterações do Vulkan 1.3.213 são descritas por meio deste commit .
A NVIDIA, por sua vez, lançou hoje uma nova versão beta do driver Vulkan que já suporta a extensão Vulkan ray-tracing KHR_ray_tracing_maintenance1.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário