FERRAMENTAS LINUX: O Haiku inspirado no BeOS faz progresso na portabilidade do driver, planeja as imagens do RISC-V utilizáveis

sábado, 11 de junho de 2022

O Haiku inspirado no BeOS faz progresso na portabilidade do driver, planeja as imagens do RISC-V utilizáveis

 

Confira !!

O projeto de sistema operacional de código aberto Haiku, baseado no sucesso do BeOS, continua melhorando constantemente seu suporte de hardware e fazendo outras melhorias.

O projeto Haiku publicou na quarta-feira seu relatório de status de maio de 2022, descrevendo todas as suas realizações no mês passado. Como de costume, grande parte do trabalho está no lado do driver de hardware.

No lado do driver, o Haiku viu o trabalho contínuo no driver Intel_Extreme, mais trabalho de suporte HID, um novo driver para RNDIS USB Ethernet, melhorias na camada de compatibilidade do FreeBSD e muito mais. Também continua a haver trabalho para portar a pilha WiFi do OpenBSD e o driver "idualwifi7260" para o Haiku. Parece que, possivelmente, no próximo mês, o esforço de portabilidade WiFi do OpenBSD estará realmente funcionando.

O Haiku também viu correções para inicialização PXE, muito mais trabalho no suporte ARM64 (AArch64) e também progresso contínuo no RISC-V. O Haiku está no caminho de construir imagens RISC-V utilizáveis ​​por padrão, mas ainda não chegou lá. Na frente do ARM64, houve trabalho no código MMU, comutação de thread do kernel, ACPI e outras funcionalidades.

Mais detalhes sobre as recentes mudanças no sistema operacional Haiku via Haiku-OS.org .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário