Além do AMD-Xilinx trabalhar em um novo código de driver de rede, um novo driver de exibição DRM e outros recursos do kernel recentemente abordados no Phoronix, eles também estão preparando o suporte upstream do kernel Linux para o barramento "CDX" com seus dispositivos FPGA.
Não consegui encontrar muitas informações existentes sobre o "Xilinx CDX", embora FPGAs não sejam uma das minhas principais áreas de interesse ou foco no Phoronix, mas isso parece ser uma inovação no espaço AMD-Xilinx, especialmente com não havendo suporte de kernel Linux existente para o barramento CDX. O CDX é resumido na série de patches de solicitação de comentários (RFC) como:
Dispositivos em FPGA podem ser adicionados/modificados dinamicamente em tempo de execução. Esses dispositivos são expostos no barramento do sistema para CPUs embarcadas.
Barramento Xilinx CDX, atende aos requisitos de dispositivos FPGA descobertos dinamicamente. Esses dispositivos são adicionados como dispositivos de plataforma onde o fwnode é criado usando 'nós de software' na estrutura Linux.
Esta RFC:
- Apresenta o controlador de barramento CDX e a criação de dispositivos de plataforma para os dispositivos no barramento CDX.
- Adicionar suporte para rescan e reset para os barramentos CDX, bem como para reiniciar os dispositivos no barramento CDX.
- Suporte de reset da plataforma VFIO para barramento CDX.
- cria uma entrada sysfs para expor a string compatível para dispositivos de plataforma.
NOTA: Esta é uma alteração RFC que ainda não suporta a interface de firmware de barramento CDX, pois está em desenvolvimento, e esta série visa obter um feedback antecipado da comunidade. Existem itens TODO mencionados nos patches que precisam ser atualizados para suporte completo ao barramento.
Portanto, neste momento, este barramento CDX destina-se à adição/remoção dinâmica de dispositivos FPGA expostos aos núcleos de CPU Arm incorporados. Embora o CDX também possa desempenhar um papel importante com futuros processadores AMD esperados para introduzir aceleradores Xilinx integrados, podemos ver o barramento CDX potencialmente usado lá também. Há rumores de que, no próximo ano, a AMD poderia potencialmente integrar os "motores AI" Xilinx em CPUs AMD e outros aceleradores que também provavelmente serão introduzidos no futuro, graças à aquisição da Xilinx pela AMD, fechada no início do ano.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário