FERRAMENTAS LINUX: As mudanças das Atomic Async Pages são propostas, o Gamescope Compositor da Valve tem o suporte pendente

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

As mudanças das Atomic Async Pages são propostas, o Gamescope Compositor da Valve tem o suporte pendente

 

Confira !!

A inversão de página assíncrona por meio de DRM_MODE_PAGE_FLIP_ASYNC está disponível com a API herdada do Direct Rendering Manager, mas não tem suporte da interface de configuração de modo atômico. No entanto, uma série de patches proposta adicionaria esse suporte ao flip assíncrono atômico e o conectaria inicialmente ao driver AMDGPU DRM. Enquanto isso, o compositor Gamescope da Valve no espaço do usuário estaria pronto para usá-lo.

O DRM_MODE_PAGE_FLIP_ASYNC faz parte do kernel Linux há quase uma década, mas não foi conectado ao caminho de código do driver DRM/KMS moderno com confirmações atômicas. Seguir esse caminho para viradas de página assíncronas atômicas pode ajudar com melhor desempenho, não esperando por um vblank, mas pela possibilidade de rasgo na tela. Simon Ser enviou esta série de patches com "casos de uso de jogos" em mente.

Além das alterações do núcleo DRM para lidar com inversões de página assíncronas por meio da API de espaço do usuário atômica, a série de patches termina com a habilitação do recurso de inversão de página assíncrona atômica para o driver AMDGPU com GPUs que suportam Display Core Next (DCN). A série de patches foi testada com os gráficos integrados de uma APU AMD Picasso sem nome.

Ligando ainda mais a motivação para a série de patches do kernel em beneficiar o impulso de jogos Linux da Valve é que já existem patches pendentes para o compositor do Gamescope. Este pull requestpara o compositor Gamescope foi aberto ontem e adicionaria uma opção "--immediate-flips". A execução no modo de viradas imediatas definiria DRM_CAP_ATOMIC_ASYNC_PAGE_FLIP para drivers/hardware suportados para possivelmente melhorar o desempenho do jogo, mas com o risco de rasgar a tela.

Esse modo de inversão imediata obviamente pode ser de muito interesse para os usuários do Steam Deck com Gamescope, além dos tradicionais jogos de desktop Linux. No momento, os patches do kernel estão apenas na lista de discussão, enquanto veremos se há interesse e aprovação suficientes para colocá-los no DRM-Next antes do ciclo v6.1.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário