FERRAMENTAS LINUX: O ajuste de desempenho do "CC_OPTIMIZE_FOR_PERFORMANCE_O3" é descartado no Kernel Linux 6.0

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

O ajuste de desempenho do "CC_OPTIMIZE_FOR_PERFORMANCE_O3" é descartado no Kernel Linux 6.0

 

Confira !

Após discussões recentes sobre as otimizações do compilador -O3 para o kernel Linux, o switch Kconfig que anuncia esta opção está sendo removido no Kernel Linux 6.0.

Em junho, houve uma discussão do kernel Linux sobre o uso de otimizações do compilador -O3 no kernel Linux com o switch Kconfig "CC_OPTIMIZE_FOR_PERFORMANCE_O3" que define o sinalizador do compilador "-O3" para a compilação do kernel, mas foi limitado à arquitetura da CPU ARC. Houve uma proposta de expandir essa opção para ser facilmente usada por qualquer arquitetura de CPU para o kernel, ao mesmo tempo em que a marcava claramente como experimental.

A partir dessa discussão, Linus Torvalds uma vez que o ganho saiu contra -O3 otimizando o kernel devido ao potencial de erros difíceis de diagnosticar/reproduzir introduzidos pelas otimizações do compilador. Outros desenvolvedores de kernel upstream também criticaram esse nível de otimização mais alto em relação ao nível -O2 padrão devido aos riscos, principalmente com compiladores e memórias mais antigos de tempos em que -O3 tendia a ser mais problemático.

Além disso, esse Kconfig switch  dedicado realmente não é necessário quando o mesmo aplicativo pode ser obtido com a configuração " KCFLAGS=-O3 ."

Portanto, agora com as atualizações do Kbuild para o Kernel Linux 6.0, o CONFIG_CC_OPTIMIZE_FOR_PERFORMANCE_O3 está sendo totalmente removido.


Aqueles que desejam otimizar melhor seu kernel para desempenho ainda podem recorrer ao uso de "KCFLAGS=-O3".






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário