FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.0 adiciona o suporte ao Raptor Lake P ao driver de resfriamento do Intel TCC

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

O Kernel Linux 6.0 adiciona o suporte ao Raptor Lake P ao driver de resfriamento do Intel TCC

 

Confira !!

Enquanto na semana passada viu o conjunto principal de atualizações de gerenciamento térmico e de energia para o Kernel Linux 6.0 , mais alguns itens foram enviados esta semana para a janela de mesclagem v6.0.

O mantenedor do ACPI/PM Rafael Wysocki da Intel enviou mais atualizações térmicas para o Linux 6.0. As mudanças térmicas incluem algumas correções, mas também vale a pena notar o suporte Alder Lake N e Raptor Laker P adicionado ao driver Intel TCC Cooling.

O Intel TCC Cooling Driver  foi adicionado no ano passado no Kernel Linux 5.13. O driver "intel_tcc_cooling" permite ajustar a temperatura efetiva de ativação do circuito de controle térmico (TCC) usando o registro de deslocamento TCC em plataformas Intel mais recentes. Isso basicamente permite diminuir artificialmente a temperatura de ativação do TCC se quiser acelerar a CPU antes do limite predefinido padrão para limitação térmica.


O  Intel TCC Cooling Driver deu suporte a esses ajustes de deslocamento para CPUs voltando ao Skylake, enquanto agora os IDs necessários estão em vigor para o Linux 6.0, caso você queira que seus sistemas Alder Lake N ou Raptor Lake P funcionem mais frio, diminuindo esse limite de temperatura.

É ótimo ver o fluxo contínuo de patches do Intel Raptor Lake nos últimos meses e parece que a Intel terá esse suporte bem encerrado antes do lançamento, uma tradição adorável para a empresa que geralmente funciona bem.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário