FERRAMENTAS LINUX: O código do Kernel Linux 6.0 do cliente SMB3 e traz uma melhoria de desempenho multicanal

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

O código do Kernel Linux 6.0 do cliente SMB3 e traz uma melhoria de desempenho multicanal

 

Confira !!

As atualizações do cliente Linux CIFS/SMB3 foram mescladas no domingo para a janela de mesclagem do Linux 6.0 . Notável com esta rodada de atualizações é uma melhoria de desempenho para o modo multicanal.

O protocolo SMB 3.0 nas versões modernas do Windows e Linux oferece suporte à operação multicanal para aumentar o desempenho e a confiabilidade da rede. A operação SMB multicanal permite que os servidores de arquivos usem várias conexões de rede simultaneamente para agregar largura de banda e aumentar a tolerância a falhas. O Linux já tem suporte multicanal, mas com o Linux 6.0 o código cliente CIFS/SMB3 traz uma melhoria de desempenho para este modo de operação.

Documentação da Microsoft mostrando os benefícios gerais de desempenho para SMB3 multicanal no Azure e no Windows. O desempenho do cliente multicanal SMB3 do Linux deve estar em melhor forma com o kernel v6.0.


O código do kernel CIFS foi atualizado para evitar bloqueios globais em torno de dados de alta contenção. Enquanto os engenheiros da Microsoft analisavam o desempenho multicanal do SMB3, eles notaram dois bloqueios que eram compartilhados entre várias estruturas de dados e causavam muita contenção. Com o Linux 6.0, há novos bloqueios de nível mais granular para lidar com a alta contenção.

O engenheiro da Microsoft Shyam Prasad N foi o autor dessa mudança para evitar a contenção de bloqueio no modo multicanal, mas não comentou nenhum detalhe sobre a quantificação da melhoria de desempenho. O mantenedor do CIFS, Steve French, da Microsoft, simplesmente resumiu isso como uma "melhoria de desempenho multicanal" no pull request que foi mesclado no domingo.

As outras alterações do cliente SMB3/CIFS são principalmente correções, incluindo o endereçamento de um vazamento de memória. Há também uma mudança para que mais código SMB1 não seja compilado ao desabilitar o suporte legado a SMB.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário