Confira !!
O SUSE foi um dos grandes apoiadores do ReiserFS há duas décadas, quando estava usando o sistema de arquivos ReiserFS por padrão, mas essa prática terminou em 2006. Embora o SUSE/openSUSE não tenha usado o ReiserFS por padrão por muitos anos, ele permaneceu uma instalação -time e suporte retido para montar sistemas de arquivos ReiserFS, mas essa prática provavelmente terminará em breve.
Com o Kernel Linux 5.18 tendo preterido o ReiserFS e planos para remover esse código do kernel inteiramente em 2025, o SUSE está finalmente discutindo planos para remover o suporte para esse sistema de arquivos desatualizado.
Jeff Mahoney, como Diretor de Dados e Desempenho do SUSE Labs, apresentou planos na sexta-feira para a eliminação gradual do ReiserFS. Sua proposta é remover o pacote ReiserFS do openSUSE Tumbleweed imediatamente e também desabilitar o suporte ao kernel ReiserFS imediatamente.
Essa ação imediata é para o lançamento contínuo do openSUSE Tumbleweed, enquanto no lado do openSUSE Leap / SUSE Linux Enterprise, obviamente, não é provável que haja mudanças até os próximos grandes lançamentos.
Os planos para descartar o ReiserFS no openSUSE Tumbleweed podem ser encontrados em opensuse-factory .
As instalações modernas do openSUSE usam como padrão os sistemas de arquivos Btrfs e XFS que possuem um conjunto de recursos muito mais avançado e moderno em comparação com o ReiserFS.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário