FERRAMENTAS LINUX: O Driver ASUS Linux recebe patches para controles de teclado RGB

domingo, 7 de agosto de 2022

O Driver ASUS Linux recebe patches para controles de teclado RGB

 


Confira !!

Para aqueles com um laptop para jogos ASUS mais recente com iluminação RGB para o teclado, essa funcionalidade poderá em breve funcionar bem, graças ao trabalho acontecendo no kernel Linux e no projeto Asusctl de código aberto.

Luke Jones fez muito do driver ASUS WMI Linux para as fan curves personalizadas, melhorias de manuseio de dGPU/eGPU e outras melhorias de suporte de laptop ASUS. O mais recente em que ele está trabalhando é o suporte ao teclado RGB como parte de seu projeto open sorce do Asusctl para a interface de controle / daemon do espaço do usuário para melhorar a integração do laptop ASUS no Linux.

Publicados na sexta-feira foram os patches iniciais que conectam o suporte ao teclado RGB no driver do kernel ASUS-WMI para os laptops ASUS TUF com teclados RGB. (Os laptops ASUS ROG já devem ter controles RGB de teclado funcionais com o Asusctl já).

Esta é uma série de patches para adicionar suporte RGB para laptops ASUS. Os laptops com este RGB tendem a ser a série TUF de laptops gamer.

A primeira etapa é a criação inicial de suporte usando a API de LED multicolorida.

Esses tipos de teclados implementam uma interface um pouco mais complexa do que apenas o controle RGB - eles também têm modos com LED estático, piscando, arco-íris, ciclos de cores e muito mais. Eles também têm algumas animações personalizadas que podem ser reproduzidas dependendo do estado do dispositivo, como a reprodução suspensa de um ciclo de cores sofisticado ou a reprodução de uma animação de "onda".

Esses patches agora estão sendo refinados à medida que trabalham para o kernel principal.


asusctl

Para facilitar o ajuste da iluminação do teclado RGB a partir do espaço do usuário, o software Asusctl vem preparando seu suporte com uma boa GUI. O Asusctl permite ajustar a velocidade do ventilador, os LEDs do teclado, modos gráficos e muito mais. Este software licenciado MPL 2.0 é desenvolvido de forma independente em grande parte por meio de engenharia reversa e infelizmente não é um projeto oficial da ASUS, com suporte oficial da ASUS para Linux em produtos de consumo ainda infelizmente limitado. Aqueles que desejam conferir este software podem fazê-lo via Asusctl no GitLab .

Aqueles que desejam aprender mais sobre o esforço da Asusctl podem ver ASUS-Linux.org com o Luke's blog Jones por sua cruzada para melhorar o suporte ao laptop ASUS no Linux. Embora seja um projeto comunitário e amplamente conduzido por meio de testes comunitários e engenharia reversa, Luke comentou em sua última postagem no blog sobre receber alguma assistência técnica da ASUS: "Agora temos uma equipe (muito) pequena que está trabalhando com a ASUS para determinar um objetivo mais coeso - eu já estava sob NDA com eles, o que me permite ter acesso direto à equipe de engenharia da ROG." Então, vamos esperar por mais grandes melhorias no laptop ASUS no Linux.












Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário