FERRAMENTAS LINUX: No Intel Raptor Lake Thunderbolt, o estado de Low-Power do CL1 está chegando com o Kernel Linux 6.0

sábado, 6 de agosto de 2022

No Intel Raptor Lake Thunderbolt, o estado de Low-Power do CL1 está chegando com o Kernel Linux 6.0

 

Confira !!

Greg Kroah-Hartman enviou todas as alterações de driver USB e Thunderbolt visando o kernel Linux 6.0 , no qual há muitas novas habilitações de hardware e aprimoramentos no suporte de driver existente.

Primeiro, com o Kernel Linux 6.0, agora há suporte Thunderbolt para as próximas plataformas Intel Raptor Lake . Raptor Lake como o sucessor do Alder Lake deve ser lançado ainda este ano e os kernels Linux recentes viram muito trabalho de atualização para esses processadores Core de 13ª geração. Houve trabalho no suporte gráfico do Raptor Lake e outros novos IDs de dispositivo adicionados a outros drivers para preparar este sucessor evolucionário do Alder Lake. Com o pull do USB/Thunderbolt, o Raptor Lake Thunderbolt está configurado para funcionar no Kernel Linux 6.0.

A outra novidade no Kernel Linux 6.0 é o suporte CL1 para os controles USB4 e Intel Titan Ridge. CLx é para estados de baixa potência de link para reduzir a potência do transmissor e do receptor quando uma pista está ociosa. No ano passado, a Intel adicionou o suporte CLx/CL0 para dispositivos USB4 e seu controler do Titan Ridge . Com o Kernel Linux 6.0, eles estão adicionando suporte CL1 para os dispositivos USB4 e Titan Ridge. O CL1 é um segundo estado de baixa potência do link e é usado para reduzir a potência do transmissor e do receptor quando uma pista de alta velocidade está ociosa. Ambos os lados do link precisam oferecer suporte a CL1 para que ele seja usado para aprimorar o gerenciamento térmico/de energia.

As outras mudanças da USB no Kernel Linux 6.0 incluem o suporte ao Target Peripheral List (TPL) para identificar os dispositivos alvo durante o teste de conformidade de host incorporado com o driver DWC2, mover o driver octeon-usb para fora do teste, relatórios de velocidade expandida com o código da ferramenta "testusb", suporte para o controlador MUSB do PolarFire SoC, várias melhorias no driver USB Type-C, a enumeração de cliente I2c é baseada em ACPI para o AMD ASICs com o driver UCSI_CCG e outras correções/aprimoramentos.

A lista completa de patches de recursos USB e Thunderbolt para o Kernel Linux 6.0 pode ser encontrada por meio deste pull request com oito mil linhas de novo código já mescladas ao Linux Git.








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário