FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.0 KVM traz a virtualização para o Intel IPI, AMD x2AVIC

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

O Kernel Linux 6.0 KVM traz a virtualização para o Intel IPI, AMD x2AVIC

 

Confira !!

Há algumas mudanças notáveis ​​que valem a pena mencionar quando se trata de virtualização KVM com Kernel Linux 6.0 .

No lado da Intel para virtualização KVM com Kernel Linux 6.0, há o suporte à virtualização Intel IPI depois que não acabou sendo puxado para o Kernel Linux 5.19. A virtualização Inter-Process Interrupts (IPI) visa eliminar saídas de VM ao emitir IPI (inter-processor interrupts) em uma vCPU de origem. A virtualização de IPI foi descrita pela Intel no ano passado em uma atualização do manual de referência do programador e logo depois os engenheiros da Intel começaram a postar seus patches de suporte ao Linux. A virtualização de IPI visa fornecer interrupções entre processos mais eficientes nas VMs. Esse suporte à virtualização de IPI deve eliminar a "muita sobrecarga" exibida com tarefas intensivas de IPI e, no lado do hardware, será suportado com os futuros processadores Xeon Scalable "Sapphire Rapids".

A virtualização PEBS para servidores Xeon Ice Lake existentes também é introduzida com o Linux 6.0. O kernel do Linux já tem suporte para Precise Event Based Sampling (PEBS) para maior precisão de amostragem e há suporte para teares que permite a criação de perfis em convidados KVM. A mudança com o Linux 6.0 está precisando de PEBS compatíveis com EPT para oferecer suporte em servidores Ice Lake.

Enquanto isso, no lado da AMD, há suporte x2AVIC mesclado para o KVM. Desde o início deste ano, a AMD vem preparando o suporte à virtualização x2APIC para aumentar o limite de KVM para a versão 511 CPUs do limite atual de 255 vCPUs. Este x2AVIC é importante para os processadores AMD EPYC de próxima geração. O Genoa está programado para ter até 96 núcleos / 192 threads por soquete ou Bergamo a 128 núcleos / 256 threads por soquete, portanto, com servidores 2P, a limitação existente de 255 vCPU pode ser facilmente atingida. O suporte x2AVIC supera essa limitação

Enquanto isso, o RISC-V com KVM para Linux 6.0 adiciona uma estrutura de emulação de instruções do sistema, uma estrutura de emulação CSR, suporte à extensão Svpbmt dentro de convidados e outras melhorias.

Há também várias outras melhorias, como permitir que a mitigação de páginas enormes do NX seja desabilitada por VM, suporte para obter/configurar o bit de dados da porta do alto-falante e outras correções.

Consulte a solicitação pull para obter a lista completa de alterações da máquina virtual baseada em kernel para o ciclo do Kernel Linux 6.0.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário