FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.0 promove a sua API de espaço de usuário do H.265/HEVC para o estável

terça-feira, 9 de agosto de 2022

O Kernel Linux 6.0 promove a sua API de espaço de usuário do H.265/HEVC para o estável

 



Confira !!

Com as alterações do subsistema multimídia Linux 6.0 , a API de espaço de usuário H.265/HEVC agora está sendo considerada estável.

O Linux 6.0 pegou os patches que movem os controles sem estado HEVC do staging e tornam o "HEVC uapi estável e utilizável para o decodificador de hardware".

Exercitando a API de espaço de usuário HEVC do kernel Linux estão o driver Cedrus para Allwinner SoCs e o driver de mídia Hantro para o IP de vídeo Hantro para a VPU em vários Rockchip e NXP SoCs. Além disso, há os drivers Rockchip RKVDEC e Raspberry Pi "RPI" atualmente fora da árvore que fazem uso dessa API de espaço de usuário HEVC.

Por meio desses drivers usando a API e refinamentos contínuos de código-fonte aberto, tudo agora está abotoado para tratá-lo como estável e não como uma interface de teste.

Além de finalizar essa API de espaço do usuário, as atualizações do subsistema de mídia para Linux 6.0 adicionam um driver de sensor Semi AR0521, atualizações para Cedrus e Hantro em torno de seu suporte H.265, o driver STKWebCam foi promovido para fora do teste, o driver Intel AtomISP foi visto algumas correções / limpezas e outras correções / melhorias de driver menores. Veja este pull para a lista completa de atualizações do subsistema de mídia para Kernel Linux 6.0.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário