FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.1 tornará um pouco mais fácil ajudar a detectar CPUs defeituosas

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

O Kernel Linux 6.1 tornará um pouco mais fácil ajudar a detectar CPUs defeituosas

 

Confira !!

Embora beneficie principalmente os administradores de servidor com grandes frotas de hardware, o Linux 6.1 visa facilitar a identificação de CPUs/núcleos problemáticos, relatando o soquete e o núcleo prováveis ​​quando ocorre uma falha de segmentação, o que pode ajudar a identificar quaisquer tendências se encontrar rotineiramente a mesma CPU/core está causando problemas.

Na fila agora na ramificação x86/cpu do TIP para a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.1 em outubro está um patch para imprimir a CPU provável no momento da falha de segmentação. Imprimir o provável núcleo e soquete da CPU quando ocorre uma falha de seg pode ser benéfico se encontrar rotineiramente falhas de seg que ocorrem no mesmo pacote de CPU ou núcleo específico.

Rik van Riel, autor da mudança, resumiu assim:

Em uma frota de computadores grande o suficiente, é comum ter algumas CPUs ruins. Esses podem ser identificados ao ver que alguns códigos de kernel comumente executados, que funcionam bem em todos os outros lugares, continuam travando no mesmo núcleo da CPU em um sistema ruim em particular.

No entanto, os modos de falha em CPUs que deram errado ao longo dos anos geralmente são estranhamente específicos, e o único mau comportamento visto pode ser falhas de segmentação em programas como bash, python ou vários daemons de sistema que funcionam bem em qualquer outro lugar.

Adicione um printk() a show_signal_msg() para imprimir a CPU, o núcleo e o soquete em tempo de segfault.

Isso não é perfeito, já que a tarefa pode ser reprogramada em outra CPU entre quando a falha ocorre e quando a mensagem é impressa, mas na prática isso tem sido bom o suficiente para ajudar as pessoas a identificar vários núcleos de CPU ruins.

Este pequeno ajudante para ajudar a identificar processadores potencialmente defeituosos estará disponível para uso a partir do Kernel Linux 6.1 ainda este ano.

É um complemento pequeno, mas útil, para os novos Intel In-Field Scan , MCEs, relatórios EDAC, etc.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário