FERRAMENTAS LINUX: O Loongson adiciona o suporte do LoongArch ao LibreOffice

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

O Loongson adiciona o suporte do LoongArch ao LibreOffice

 

Confira !!

Após o GCC 12 introduzir o suporte LoongArch no início deste ano, o Kernel Linux 5.19 adicionando o port do LoongArch inicial e o Glibc 2.36 adicionando LoongArch , o LibreOffice agora é o mais recente projeto de código aberto de alto perfil adicionando suporte para este processador chinês ISA que começou derivado do MIPS64.

O Loongson, como a empresa por trás do LoongArch , contribuiu com o suporte nativo para executar o pacote de escritório de código aberto LibreOffice no hardware LoongArch de 64 bits.

Adicionar suporte LoongArch ao pacote de escritório de código aberto LibreOffice exigiu 1.630 linhas de novo código com alterações do sistema de compilação para centenas de linhas de novo código C++. Atualmente, este suporte ao LoongArch LibreOffice é apenas para compilar no Linux.

O 3A5000 da Loongson é seu primeiro CPU LoongArch de 64 bits, mas o seu desempenho não é tão especial . Será interessante ver se suas futuras gerações de processadores LoongArch e, uma vez tendo uma pilha de software madura, podem tornar essa arquitetura de processador baseada em RISC mais competitiva para o Arm, x86_64 e o RISC-V.

Aqueles curiosos sobre este suporte do LoongArch para o LibreOffice podem encontrá-lo através deste Git commit que se fundiu ao mainline esta manhã.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário