FERRAMENTAS LINUX: Os patches experimentais permitem reinicializações muito mais rápidas do kernel AArch64 e RISC-V Kexec

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Os patches experimentais permitem reinicializações muito mais rápidas do kernel AArch64 e RISC-V Kexec

 

Confira !!

Para aqueles que fazem uso de reinicializações do Kexec para inicializar em um novo kernel sem derrubar totalmente o sistema para reduzir o tempo de inatividade do servidor de POST'ing e outras tarefas de inicialização de hardware, as reinicializações do Kexec podem em breve ser muito mais rápidas no Arm de 64 bits e RISC-V sistemas.

Atualmente, realizar uma reinicialização do Kexec no RISC-V e no Arm de 64 bits pode ser bastante lento para sistemas de alta contagem de núcleos, pois o caminho do código usado nessas arquiteturas acaba destruindo as CPUs em série.

Os patches enviados hoje limpam o código usado nessas arquiteturas para reduzir os núcleos da CPU e permitir o paralelismo. Com esses patches e um servidor Arm de 80 núcleos, uma reinicialização do Kexec pode levar cerca de 15 segundos para agora apenas cerca de um segundo.

Os patches trabalhando neste paralelismo maior para reinicializações do Kexec em 64-bitArm e RISC-V estão atualmente sob um sinalizador de "pedido de comentários" na lista de discussão do kernel . Outras arquiteturas de CPU, como x86_64 e POWER, já seguem uma rota diferente durante as reinicializações do Kexec que não são atualmente congestionadas pelo desligamento serializado dos núcleos da CPU. Com um pouco de sorte, esses 10 patches para acelerar as reinicializações do Kexec podem ser implementados em breve.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário