FERRAMENTAS LINUX: O GNOME Mutter 43 oferece o suporte à propriedade Max BPC para lidar com os problemas de monitor

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

O GNOME Mutter 43 oferece o suporte à propriedade Max BPC para lidar com os problemas de monitor

 Confira !!

No início deste verão foi a série de patches para o GNOME Mutter para fazer uso da propriedade Linux DRM/KMS "max BPC" para os drivers que expõem o máximo de bits por cor suportados. Esse código agora foi mesclado a tempo para o lançamento do GNOME 43 no próximo mês e, por sua vez, ajudará a lidar com alguns cenários em que os usuários podem encontrar oscilações na tela, breves apagões e outros problemas relacionados à largura de banda disponível do monitor.

O Mutter agora suporta o máximo de bits por propriedade de cor e respeita isso para quando precisar diminuir os requisitos de largura de banda de exibição em que o sistema (GPU) pode não ser capaz de conduzir exibições específicas prontas para uso nos padrões fornecidos. Reduzir a profundidade de cor é uma das maneiras de diminuir o uso da largura de banda da tela, em vez de diminuir a resolução ou a taxa de atualização. A propriedade max BPC também pode ser usada para expressar suporte para uma profundidade de cor mais alta do que o padrão. Este valor de propriedade pode ser definido a partir do espaço do usuário se precisar reduzi-lo também devido a cabos e dongles defeituosos ou outro hardware.

Conforme abordado no artigo Phoronix vinculado anteriormente, Daniel van Vugt, da Canonical, lidera o trabalho de integração de propriedades max BPC para o GNOME.

A partir deste fim de semana, o MR 2412 por suportar a propriedade "max BPC" chegou ao Mutter antes do GNOME 43.0. Procure o lançamento do GNOME 43 estável em 21 de setembro.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário