FERRAMENTAS LINUX: As GPUs AMD RDNA3 podem ter muito mais registros de vetor do que o RDNA2

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

As GPUs AMD RDNA3 podem ter muito mais registros de vetor do que o RDNA2

 


Uma confirmação de código que foi mesclada ao back-end do compilador de shader AMDGPU do LLVM na tarde de sexta-feira confirma que as GPUs GFX11/RDNA3 podem ter muito mais registros de vetor do que as GPUs GFX10 (RDNA/RDNA2) anteriores.

Um engenheiro da AMD preparou um novo recurso "FeatureGFX11FullVGPRs" para o back-end do compilador de sombreador AMDGPU no LLVM principal. A descrição explica;

GFX11 com 50% mais VGPRs físicos e grânulo de alocação 50% maior que o GFX10.

Um aumento de 50% nos registradores de uso geral de vetor físico (VGPRs) é um grande negócio. A otimização para o uso ideal do VGPR / redução da pressão do registro VGPR é uma estratégia comum de otimização do shader para desempenho, enquanto um aumento de 50% no número de registros certamente ajudará a aliviar a pressão.

Como parte do commit, o recurso com a alteração upstream do LLVM de hoje está definido para ISAs GFX 11.0.0 e 11.0.1, mas não para ISAs 11.0.2 e 11.0.3, que serão definidas posteriormente ou esses destinos são para um corte -down version das GPUs RDNA3, ou diferença/segmentação similar.

Veja este commit para a adição FeatureGFX11FullVGPRs ao LLVM.










Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário