FERRAMENTAS LINUX: A correção de microcódigo da CPU AMD para o Linux está para corrigir todos os threads lógicos se aproximam da linha principal

terça-feira, 18 de outubro de 2022

A correção de microcódigo da CPU AMD para o Linux está para corrigir todos os threads lógicos se aproximam da linha principal

 


Em agosto, saiu um patch para alterar o carregamento de microcódigo da CPU da AMD no Linux para agora corrigir todos os threads lógicos da CPU, em vez de apenas por núcleo físico. Descobriu-se que pelo menos algumas atualizações de microcódigo da CPU fazem modificações por thread, enquanto o tratamento de microcódigo do kernel Linux para AMD estava apenas aplicando atualizações de microcódigo em tempo de execução por núcleo. Esse patch foi aparentemente esquecido, mas agora foi colocado na fila como parte das alterações "urgentes" do x86 para o kernel da linha principal.


Neste verão, foi descoberto que algumas atualizações de microcódigo da CPU AMD fazem modificações por thread e, portanto, o kernel do Linux também precisa aplicar atualizações de microcódigo a threads irmãos SMT. Isso surgiu ao encontrar diferenças de instrução "LWP" de perfil leve entre núcleos/threads de CPU que foram desabilitados em CPUs AMD anteriores com uma atualização de microcódigo. O patch para fazer as atualizações de microcódigo se aplicarem a todos os threads SMT foi elaborado e enfileirado na ramificação x86/microcódigo do TIP em agosto e aparentemente esquecido mesmo com a recente janela de mesclagem do Linux 6.1.


O desenvolvedor de kernel de longa data Borislav Petkov agora pegou seu patch novamente e desta vez o colocou no ramo "x86/urgente" do TIP. O material urgente é enviado como parte de correções para o kernel Linux principal. Então, presumivelmente, agora que ele colocou na fila x86/urgente, essa correção de carregamento de microcódigo da AMD chegará assim que esta semana antes do Linux 6.1-rc2. O patch também está marcado para CC'ing para estável, o que significa que também será portado para a série estável do kernel Linux existente.

Este último patch revisado no TIP x86/urgent pode ser encontrado aqui para os interessados.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário