O Coreboot 4.18 foi planejado para ser lançado em agosto, mas depois disso, esta versão mais recente do recurso Coreboot está sendo lançada e vem com muitas melhorias de suporte de hardware e outras alterações para esta implementação de firmware de sistema de código aberto.
Para tornar as coisas emocionantes na frente de suporte de hardware com o Coreboot 4.18, o SoC Meteor Lake da Intel está sendo suportado e, no lado oposto da tabela, foi adicionando suporte para o AMD SoC Morgana . O codinome Morgana da AMD ainda não é amplamente conhecido e pode ser um codinome específico do Coreboot semelhante a Sabrina, sendo o codinome inicial de Mendocino. De qualquer forma, é ótimo ver esse suporte inicial para AMD Morgana e Intel Meteor Lake. Nos casos AMD e Intel com esses SoCs clientes, o suporte de pré-lançamento provavelmente antecipa as vitórias do design do Google Chromebook, sendo o Chromebook um dos principais drivers para os fornecedores de hardware que suportam o Coreboot.
O Coreboot 4.18 também adiciona suporte para o Mediatek MT8188 SoC. Além do novo suporte ao SoC, o Coreboot 4.18 também adiciona o suporte para várias novas placas-mãe - principalmente vários dispositivos Google Chromebook, a placa de referência AMD Birman e a placa de referência AMD Pademelon (anteriormente no Coreboot como a placa Pademelon). A AMD Birman é sua placa de referência para o SoC Morgana .
Também é empolgante o suporte do Coreboot principal para o MSI PRO Z690-A WIFI DDR4 como uma placa-mãe Intel Alder Lake de varejo, de baixo custo e amplamente disponível, agora suportando Coreboot e Dasharo downstream.
As novas placas do Coreboot 4.18 incluem:
- AMD Birman
- AMD Pademelon
- Google Evoker
- Google Frostflow
- Google Gaelin4ADL
- Google Geralt
- Google Joxer
- Google Lisbon
- Google Magikarp
- Google Morthal
- Google Pujjo
- Google Rex 0
- Google Shotzo
- Google Skolas
- Google Tentacruel
- Google Winterhold
- Google Xivu
- Google Yaviks
- Google Zoglin
- Google Zombie
- Google Zydron
- MSI PRO Z690-A WIFI DDR4
- Siemens MC APL7
O Coreboot 4.18 também adiciona suporte para geração de lista de materiais de software (SBOM), trabalho contínuo em sua implementação do Allocator v4 e uma variedade de correções e limpezas de código.
O Coreboot 4.18 pode ser baixado do Git .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário