FERRAMENTAS LINUX: O Driver da plataforma Linux OneXPlayer foi enviado para os dispositivos portáteis de jogos com tecnologia AMD

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

O Driver da plataforma Linux OneXPlayer foi enviado para os dispositivos portáteis de jogos com tecnologia AMD

 


Para os interessados ​​nos consoles de jogos portáteis OneXPlayer, um driver de plataforma x86 para o kernel Linux foi publicado para obter suporte ao sensor de trabalho no OneXPlayer Mini com tecnologia AMD.


Nos últimos três anos, o OneXPlayer vem trabalhando em consoles de jogos portáteis para complementar sua linha original de dispositivos One-Netbook. O OneXPlayer produz dispositivos portáteis de videogame com SoCs Intel e AMD, enquanto o driver Linux que está sendo trabalhado agora é apenas para seus dispositivos baseados em AMD.

Existe o OnePlayer 1S existente que é alimentado por um AMD Ryzen 7 5700U SoC enquanto a empresa está lançando o OneXPlayer Mini alimentado por um AMD Ryzen 6800U SoC. Coincidentemente para aqueles que fizeram um depósito para pré-encomendar o modelo Ryzen 7 6800U, esse pedido abre hoje em preparação para o envio do outono.


Foi publicado no sábado o driver da plataforma oxp do desenvolvedor Joaquín Ignacio Aramendía ao fornecer o handheld OneXPlayer Mini AMD com suporte para controle de ventoinhas no Linux.

Este driver que pode ser construído com o switch Kconfig "OXP_DEVICE" permite controlar a interface do ventilador com o controlador embutido (EC) do dispositivo. Por meio de interfaces sysfs HWMON padrão, o ventilador pode ser controlado por usuários no Linux ou por meio de vários applets e outros softwares de espaço do usuário. Veremos com o tempo quais outros recursos do ACPI EC são aproveitados por este driver da plataforma Linux e se ele é estendido para outros dispositivos OneXPlayer. Veremos se esse driver será revisado e preparado para ser implementado com o ciclo do kernel v6.2 começando em dezembro.

Separado deste driver de plataforma, desde o início deste mês o driver XPad no Linux 6.1 e portado para Linux 6.0.2 / 5.19.16 / 5.15.74 / 5.10.148 / 5.4.218 é compatível com o OneXPlayer Gamepad. Portanto, para aqueles em versões do kernel Linux a partir da segunda quinzena de outubro ou posterior, o suporte de entrada do gamepad também deve estar funcionando para este computador portátil / console de jogos.

O OneXPlayer Mini possui um AMD Ryzen 7 6800U com gráficos Radeon 680M, uma tela de 7 polegadas 1920 x 1200, 16 GB de memória LPDDR5, armazenamento M.2 NVMe, WiFi 6 e vários controles focados em jogos. Por padrão, o OneXPlayer Mini é fornecido com o Microsoft Windows 11, mas, devido ao trabalho do driver da plataforma Linux, é bom ver que o suporte ao Linux é uma consideração, especialmente com a Valve trabalhando em uma versão mais ampla do SteamOS. Mais detalhes sobre este dispositivo em onexplayerstore . com .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário