FERRAMENTAS LINUX: A nova estrutura do acelerador de computação do Linux está tomando forma rapidamente

terça-feira, 8 de novembro de 2022

A nova estrutura do acelerador de computação do Linux está tomando forma rapidamente


No final de outubro, finalmente surgiu uma série de patches aprimorando o subsistema "accel" para o kernel Linux na preparação desse novo subsistema/framework que se baseia no código do Direct Rendering Manager (DRM) e é projetado para todos os futuros Drivers do acelerador de IA para o kernel. Dado o número de drivers de acelerador de diferentes fornecedores de olho na adoção do kernel principal, essa nova estrutura de acelerador de computação está sendo formada rapidamente.

Por anos, há muito tempo existe o debate do kernel Linux sobre um subsistema "accel"com alguns drivers atualmente sendo lançados na área "char/misc" do kernel, enquanto os desenvolvedores de drivers gráficos de código aberto queriam que esses drivers entrassem através do subsistema DRM, dada a semelhança com os drivers GPU. O que agora finalmente chegou a um consenso e está surgindo com a série de patches em andamento é a construção de uma estrutura/subsistema de acelerador de computação construído sobre a infraestrutura de DRM existente.

Oded Gabbay, que liderou o trabalho no driver do kernel Habana Labs AI, foi quem liderou o desenvolvimento da estrutura do acelerador de computação. Além de trabalhar em um driver "fictício", também há planos para o Habana Labs, de propriedade da Intel, eventualmente fazer a transição de seu driver de IA da área char/misc para esse novo framework. Existem vários outros drivers de IA relevantes para essa nova estrutura, como a Unidade de processamento versátil Intel Meteor Lake, Toshiba DNN Visconti, NVIDIA NVDLA, Samsung Trinity NPU, Intel GNA, Qualcomm QAIC e outros.

Dado o interesse neste framework e ele segurando os vários outros drivers em andamento, duas semanas desde a série de patches original, estamos agora na terceira iteração. Os patches do subsistema do acelerador de computação v3 abordam os comentários levantados durante a revisão anterior, fazem várias alterações de código com base nos testes até agora, alguns dos engenheiros de driver da Intel VPU estão analisando essa estrutura e outras alterações feitas.


Os interessados ​​neste futuro subsistema de aceleração de computação Linux podem ver os patches v3 na lista de discussão do kernel . Dado os diferentes drivers e fornecedores que dependem dessa estrutura, é provável que esse subsistema tão esperado seja lançado mais cedo ou mais tarde.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário