FERRAMENTAS LINUX: O irritante driver gráfico AMD Linux trava com "cercas expiradas" tem uma correção a caminho

terça-feira, 8 de novembro de 2022

O irritante driver gráfico AMD Linux trava com "cercas expiradas" tem uma correção a caminho

 

Desde o kernel Linux 5.19, tem havido muitos relatos no Twitter, Reddit ou fóruns e em outros lugares sobre usuários de driver AMD Radeon de código aberto experimentando falhas que geralmente aparecem no log do kernel em torno do tempo limite. Uma correção para esse bug para os jogadores da AMD parece que chegará ao kernel Linux 6.2.

Ao longo dos últimos meses houve uma série de reclamações sobre o driver AMDGPU travando e em comum com esses relatórios de bugs desde que o Kernel Linux 5.19 tem visto mensagens " *ERROR* Waiting for fences time out! ". Tem havido um grande número de usuários AMD Radeon Linux relatando esses problemas desde o Kernel Linux 5.19, especialmente ao executar jogos exigentes com GPUs Radeon RX modernas.


Os engenheiros da AMD tiveram dificuldade para reproduzir o problema de forma surpreendente, mas agora eles o fizeram e existem alguns patches pendentes que se acredita resolverem esse problema.

O desenvolvedor de drivers gráficos AMD Linux de longa data, Christian König, finalmente conseguiu reproduzir o problema localmente e rapidamente criou alguns patches pendentes. Os patches introduzem um novo sinalizador "DRM_SCHED_FENCE_DONT_PIPELINE" que impede o pipeline de trabalhos dependendo dessa cerca e, em seguida, segue em frente e faz uso desse novo sinalizador para atualizações de VM. Isso garante que sempre haja uma viagem de ida e volta da CPU para permitir que o código de envio decida corretamente se uma liberação de TLB é necessária. Isso, por sua vez, parece resolver esses problemas irritantes desde o Kernel Linux 5.19.

Esses patches foram enviados para "amd-staging-drm-next", que é o conjunto de códigos para DRM-Next. Assim, parece que esse novo código não será mesclado até a janela de mesclagem do Linux 6.2, enquanto veremos depois disso se ele acaba sendo portado para séries estáveis ​​​​de kernel anteriores.

Entre as críticas a esse bug em outros lugares, há um longo tíquete de bug em que nos últimos três meses muitos usuários expressaram o problema e, finalmente, onde a correção foi anunciada.





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário