Foi introduzida na semana passada como parte do Vulkan 1.3.235 a nova extensão VK_EXT_descriptor_buffer. A NVIDIA lançou um Vulkan beta no mesmo dia com o suporte para este novo recurso, enquanto agora o driver Mesa Radeon Vulkan de código aberto "RADV" também adicionou o suporte para ele e também há uso de VKD3D-Proton para esta nova extensão pendente.
A extensão VK_EXT_descriptor_buffer apresenta novos comandos para colocar descritores acessíveis por shader diretamente na memória. VK_EXT_descriptor_buffer foi trabalhado por engenheiros da Valve, AMD, NVIDIA, Arm e Intel para um gerenciamento mais eficaz e explícito dos dados do descritor. Entre as pessoas da Valve envolvidas estão Mike Blumenkrantz, Connor Abbott, Hans-Kristian Arntzen e Baldur Karlsson.
Para nenhuma surpresa, dado o forte envolvimento da Valve com a extensão, há uma solicitação pull pendente para o VKD3D-Proton começar a usar o VK_EXT_descriptor_buffer. Esta é apenas uma das muitas extensões Vulkan influenciadas pela Valve para ajudar com seus esforços DXVK e VKD3D-Proton para mapear com eficiência as APIs Direct3D sobre a API Vulkan.
O suporte RADV para esta extensão foi mesclado para o Mesa 23.0 com lançamento previsto para o próximo trimestre.
Há também um TURNIP MR pendente para o driver Qualcomm Adreno Vulkan de código aberto, enquanto presumivelmente a Intel estará trabalhando em VK_EXT_descriptor_buffer em breve para o driver ANV Vulkan.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário