FERRAMENTAS LINUX: O driver Asahi/AGX Gallium3D do Mesa faz as primeiras alterações de preparação para o driver do kernel WIP

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

O driver Asahi/AGX Gallium3D do Mesa faz as primeiras alterações de preparação para o driver do kernel WIP

 

O driver AGX "Asahi" Gallium3D da Mesa para fornecer suporte a OpenGL / GLES em SoCs Apple M1/M2 começou a fazer algumas alterações preparatórias iniciais para eventualmente suportar o driver de kernel DRM/KMS em desenvolvimento. O driver do kernel ainda é um trabalho em andamento e não está perto de ser mesclado e a API do espaço do usuário ainda não está definida, mas algumas mudanças iniciais para melhor preparar o driver Mesa para realmente rodar no hardware Apple Silicon no Linux foram mesclados.

Sendo trabalhado simultaneamente para o suporte gráfico Apple Silicon de código aberto no Linux está o driver de kernel DRM/KMS e, em seguida, no espaço do usuário está o driver Mesa. O driver do kernel está sendo escrito em Ruste está progredindo, embora ainda demore um pouco antes de ser mesclado, provavelmente em algum momento depois de 2023, pelo menos. Mas pelo menos Alyssa Rosenzweig começou a fazer os preparativos para usar rapidamente esse driver do kernel quando estiver pronto.


O código mesclado hoje à árvore de desenvolvimento do Mesa 23.0 foi observado por Alyssa:

@asahilina está trabalhando em uma filial que integra o Mesa com sua nova UAPI para rodar o driver Asahi no Linux. O projeto de hoje foi limpar aquele galho enquanto eu levava o novo driver para dar uma volta. https://gitlab.freedesktop.org/alyssa/mesa/-/tree/asahi/rebased contém o fruto desse esforço. Infelizmente, não podemos mesclar o código UAPI do Linux até que o código correspondente seja mesclado no kernel upstream do Linux, o que pode levar muito tempo. No interesse de reduzir a dor de rebase nesse meio tempo, esta série contém os bits não UAPI, alguns dos quais serão imediatamente úteis.


Esse código inicial é de 576 linhas de novo código e cerca de 123 linhas descartadas. Nesse ínterim, até que o driver DRM esteja na linha principal, há esse trabalho fora da árvore acontecendo e Alyssa continua trabalhando no código AGX Gallium3D no macOS. Ela espera ver o OpenGL 2.1 até o final do ano . O suporte à API Vulkan ainda precisa ser resolvido.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário