FERRAMENTAS LINUX: O Fedora 38 está para modernizar a sua criação de mídia ao vivo

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

O Fedora 38 está para modernizar a sua criação de mídia ao vivo

 


Além de o Fedora 38 procurar criar imagens Phosh para dispositivos móveis, os desenvolvedores do Fedora agora têm autorização para avançar e revisar como suas imagens ao vivo do Fedora Linux são montadas.


O Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) assinou um plano para modernizar a criação de imagens ao vivo do Fedora Linux. O Fedora 38 planeja mudar para novos scripts de configuração de ambiente ao vivo e novas funcionalidades no Dracut para habilitar o suporte para habilitar automaticamente sobreposições persistentes em unidades flash USB.

A proposta de mudança , que recebeu o aval da FESCo esta semana, resume o trabalho da seguinte forma:

Desde que introduzimos a mídia ao vivo no Fedora Linux 7, o mecanismo real no qual o ambiente ao vivo se configura tem sido complexo e intrinsecamente ligado ao método no qual produzimos a mídia (usando Kickstarts). A natureza da implementação desses scripts significa que eles são difíceis de entender e depurar, o que causou problemas no passado sempre que precisávamos atualizá-los.

À medida que esperamos novas e melhores ferramentas para produzir imagens (como kiwi e osbuild), não podemos continuar confiando em compilações de imagem orientadas por kickstart que constroem scripts de shell dinamicamente para incorporar na imagem como fazemos agora. Com os scripts livesys, esses scripts foram simplificados e transformados em serviços systemd que são ativados apenas em ambientes ativos.

Isso também nos dá a oportunidade de introduzir novas funcionalidades para mídia ao vivo. Novas funcionalidades foram adicionadas ao dracut e backported para o Fedora para que possamos retirar o uso restante do livecd-iso-to-disk.sh e fornecer uma melhor experiência com nossa mídia ao vivo, particularmente para backup portátil e ambientes de resgate, introduzindo a capacidade de configura automaticamente a persistência na inicialização quando o espaço não particionado é detectado em um pendrive na inicialização.

Parece que o Fedora 38 na primavera será mais um grande lançamento de recursos para o Fedora Linux para esta distribuição Linux inovadora e de ponta. Enquanto isso, na próxima semana, o Fedora 37 está programado para finalmente estrear.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário