FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.2 está preparando o Intel HuC, OA, PS64 e Monitoramento de Sensor para o Arc Graphics

terça-feira, 1 de novembro de 2022

O Kernel Linux 6.2 está preparando o Intel HuC, OA, PS64 e Monitoramento de Sensor para o Arc Graphics

Após o início da semana passada das alterações do i915 DRM-Next destinadas ao Linux 6.2 , um lote inicial de patches de recursos drm-intel-gt-next também foi enviado para o DRM-Next para antecipar o próximo ciclo do kernel Linux. Notável com o pull request de hoje é um monte de melhorias DG2/Alchemist.

As mudanças atuais do driver gráfico do kernel Intel para o Kernel Linux 6.2 tem muito na frente DG2/Alchemist dGPU: suporte inicial de monitoramento de hardware "HWMON", várias soluções alternativas, suporte HuC, ativação de BAR pequena, suporte PS64 para tabelas de páginas, suporte ptrace para local objetos de memória, migração de memória local para superfícies de exibição e habilitação de OA.

Os patches do HWMON em particular, eu estava esperando há muito tempo para ver o mainline... Os patches estão pendentes há meses e será finalmente implementado para Linux 6.2. Agora, o driver Linux através das interfaces HWMON sysfs poderá expor os dados de consumo de energia Intel Arc Graphics e Data Center GPU Flex Series e outras informações de energia. Assim, com o Linux 6.2+, será possível finalmente fornecer o consumo de energia da GPU e as métricas de desempenho por Watt para placas gráficas discretas Intel no Linux. Deve ser muito interessante.

O suporte HuC para Linux 6.2 com DG2/Alchemist será útil para alguns, pois esse microcontrolador é usado para fins de autenticação H.265/HEVC e para a movimentação de algumas tarefas da CPU para esse microcontrolador.

O suporte OA para DG2/Alchemist neste contexto é a unidade do Observation Architectue para suporte a contadores de desempenho com o hardware.

O suporte PS64 com processadores gráficos DG2 fornece uma dica TLB de 64K no nível PTE. O engenheiro da Intel Matthew Auld, que ativou o suporte, explicou:

Acontece que em produção DG2/ATS HW devemos ter suporte para PS64. Este recurso permite fornecer uma dica TLB de 64K no nível PTE, que é muito mais flexível do que o método atual de habilitar páginas GTT de 64K para toda a tabela de páginas, pois isso leva a todos os tipos de restrições irritantes...Com PS64 , agora podemos descartar a restrição de alinhamento de 2M GTT e, em vez disso, exigir apenas 64K ou mais ao lidar com [memória local]. Ainda usamos o layout compact-[page table] quando possível, mas apenas quando temos certeza de que isso não interfere no espaço do usuário.

Observe que esta é uma mudança no comportamento da uAPI, mas esperamos que não seja uma preocupação (o IGT é pelo menos capaz de detectar automaticamente o alinhamento), pois estamos apenas tornando a restrição de alinhamento GTT menos restritiva.

Além disso, o lote atual de patches de driver Intel também possui correções para um problema de corrupção de memória do kernel, uma solução alternativa ausente para iGPUs Gen12/Xe, várias correções e habilitação contínua para gráficos em processadores Meteor Lake de próxima geração.

Veja este pull request para o conjunto completo de patches enviados hoje para enfileiramento no DRM-Next até a janela de mesclagem do Linux 6.2 em dezembro.







Fonte

Até a prtóxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário