FERRAMENTAS LINUX: O GCC Compiler13 mescla o suporte para o Intel AVX-NE-CONVERT

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

O GCC Compiler13 mescla o suporte para o Intel AVX-NE-CONVERT

 

Como parte do trabalho de habilitação do compilador da Intel para CPUs Sierra Forest e Grand Ridge , o suporte para x86_64 AVX-NE-CONVERT é o recurso mais recente sendo mesclado no GCC Git a tempo para o GCC 13 .

Os engenheiros de compiladores da Intel estiveram ocupados recentemente iniciando o trabalho de habilitação para novos recursos de conjunto de instruções para processadores de próxima geração, de Meteor Lake a Sierra Forest. Isso também está acontecendo no lado do LLVM, além da GNU Compiler Collection, amplamente usada em sistemas Linux.

A partir desta manhã, o Intel AVX-NE-CONVERT é o mais novo recurso que foi mescladono GCC 13 pelo engenheiro da Intel Lingling Kong. Como parte disso, a opção "-mavxneconvert" é adicionada ao GCC para habilitar a funcionalidade para habilitar instruções AVXNECONVERT enquanto ele será ativado automaticamente com as próximas opções "-march=" para essas CPUs Intel de próxima geração.

O manual de referência de programação da Intel deste mês delineou o AVX-NE-CONVERT juntamente com outras novas instruções para Sierra Forest e Grand Ridge. O AVX-NE-CONVERT permite converter BF16 para FP32, FP16 para FP32 e valores de ponto flutuante de precisão simples para BF16. Todos os detalhes do AVX-NE-CONVERT são descritos na íntegra por meio da atualização mais recente do PRM .

A plataforma Grand Ridge da Intel será de até 24 núcleos Atom SoCs, enquanto o Sierra Forest é para os processadores de servidor Xeon somente de núcleo E de primeira geração. Essas CPUs E-core não possuem o AVX-512, mas pelo menos adicionam várias novas instruções para melhorar seu desempenho geral.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário