FERRAMENTAS LINUX: O suporte da AMD Zen 4 "znver4" chega ao GNU Binutils

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

O suporte da AMD Zen 4 "znver4" chega ao GNU Binutils

 

Para acompanhar o suporte inicial AMD Zen 4 "znver4" recentemente mesclado no GCC 13 (caso você tenha perdido, há mais trabalho de ajuste ainda em andamento), o suporte Zen 4 agora foi mesclado ao GNU Binutils.

No mês passado, a AMD enviou seu patch Znver4 para GNU Binutils para adicionar o alvo Znver4 ao GNU Assembler "Gas" com as novas adições de instrução. A partir de ontem, esse patch do Binutils foi mesclado com a linha principal.



O patch Znver4 também adiciona a instrução RMPQUERY. RMPQUERY não foi muito falado com o Zen 4, mas é uma nova instrução para ler a máscara de permissão Tabela de mapa reverso (RMP) para uma página de convidado SEV-SNP. A tabela de mapa reverso da AMD adicionada com SNP de virtualização criptografada segura é usada para gerenciar o mapeamento um-para-um entre os endereços físicos do sistema e os endereços físicos do convidado. Enquanto isso, as outras novas instruções com Zen 4 já são suportadas com Binutils graças aos anos de trabalho AVX-512 da Intel, etc.

Este suporte ao AMD Zen 4 no GNU Binutils fará parte do lançamento do Binutils 2.40 que, como de costume, deve ser lançado em fevereiro. Binutils 2.40 também é a versão em que o suporte lateral da Intel é adicionado para RAO-INT, AVX-NE-CONVERT, MSRLIST, WRMSRNS, AVX-VNNI-INT8, AVX-IFMA, PREFETCHI, AMX-FP16 e outras instruções que vêm com Processadores 2023~2024 da Intel. Como eu disse repetidamente, os engenheiros Linux da Intel continuam a ser muito mais pontuais em seu trabalho de habilitação de cadeia de ferramentas de compilador de código aberto do que a AMD, mas esperamos que isso acabe melhorando para as futuras gerações Zen, pois a AMD continua aumentando sua equipe de engenharia e vendo a importância de suporte Linux de qualidade a tempo do lançamento.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário