Foi adicionando à longa lista de melhorias de driver Zink OpenGL-on-Vulkan que vêm com o Mesa 22.3 neste trimestre, agora é uma implementação de cache de shader front-end do Mesa em funcionamento.
Este suporte de cache de shader de front-end para o rastreador de estado Mesa economiza em recompilações de GLSL para NIR. Por sua vez, isso pode ajudar no desempenho do Zink em cargas subsequentes de jogos para economizar na recompilação de shaders GLSL para a representação NIR comum.
A falta de cache de shader de front-end foi detectada há algumas semanas por Emma Anholt ao perceber que com um rastreamento havia muito tempo de CPU gasto compilando shaders mesmo em uma segunda execução do mesmo rastreamento.
Anholt foi em frente e implementou esse cache de shader de front-end para que funcione corretamente com o Zink. No traço Asphalt usado para teste, isso ajudou a melhorar o desempenho em pouco mais de 3%. Um aumento de três por cento pode ser pequeno em comparação com algumas das outras grandes vitórias de Zink neste verão e outono, mas tudo certamente ajuda a tornar essa implementação atraente do OpenGL na Vulkan ainda mais competitiva.
Mais detalhes sobre esta adição de cache de shader front-end do Zink por meio dessa mesclagem que chegou a tempo para a iminente ramificação do Mesa 22.3. Enquanto isso, o desenvolvedor líder do Zink, Mike Blumenkrantz, está de férias pelo restante do ano civil, então pode ser um pouco mais silencioso do que o normal na frente do Zink.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário