FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.2 oferece o suporte para os vários fluxos de compactação com o ZRAM

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

O Kernel Linux 6.2 oferece o suporte para os vários fluxos de compactação com o ZRAM

 


Fundido na semana passada para o Kernel Linux 6.2 como parte dos patches relacionados ao gerenciamento de memória de Andrew Morton, há suporte no ZRAM para vários fluxos de compactação.

No início de outubro, escrevi sobre um engenheiro do Google trabalhando nesse suporte de fluxo de compactação múltipla para o ZRAM . A intenção é ser capaz de lidar com vários fluxos de compactação por CPU para permitir um uso mais eficaz desse módulo do kernel para criar dispositivos de bloco compactados na RAM.

Com esse trabalho do kernel, um algoritmo de compactação secundário pode ser usado com uma taxa de compactação mais alta, embora com velocidades de compactação/descompactação mais lentas, dependendo do que está atingindo a ZRAM ou se o algoritmo de compactação primário não for capaz de compactar o conteúdo. Isso pode ser usado para coisas como recompactar páginas ociosas/frias com um algoritmo/nível de compactação mais alto, compactar páginas enormes com Zstd ou vários outros casos de uso possíveis. O espaço do usuário pode controlar este suporte de fluxo de compactação múltipla ZRAM. O Google, por seu trabalho nessa melhoria do ZRAM, parece estar pronto para usá-lo no Chrome OS.

O gerenciamento dos algoritmos de compactação secundária pode ser feito por meio dos novos atributos sysfs "recomp_algorithm" e "recompress" agora expostos em cada dispositivo ZRAM. Habilitar ZRAM_MULTI_COMP permite que até quatro algoritmos de compressão diferentes sejam suportados.

Mais detalhes sobre o suporte a vários fluxos de compactação ZRAM por meio da documentação atualizada . O código foi mesclado ao Kernel Linux 6.2 como parte das mudanças do mm-stable .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário