FERRAMENTAS LINUX: O Asahi Linux permite o suporte antecipado ao driver de GPU da Apple - WIP OpenGL 2.1 + GLES 2.0

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

O Asahi Linux permite o suporte antecipado ao driver de GPU da Apple - WIP OpenGL 2.1 + GLES 2.0


A distribuição Asahi Linux agora está enviando uma pilha de drivers gráficos de qualidade alfa para os SoCs Apple M1/M2. Este driver de trabalho em andamento consiste em seu driver de kernel DRM escrito em Rust experimental e, em seguida, o código AGX Gallium3D no Mesa que atualmente visa o suporte a OpenGL 2.1 e OpenGL ES 2.0.

Este código está sendo ativado no próprio Asahi Linux, pois o driver do kernel DRM escrito em Rust ainda precisará de mais tempo para ser preparado antes de ser mesclado ao kernel principal para reunir a infraestrutura Rust e garantir que a API do espaço do usuário seja sólida. O código AGX Gallium3D continua a amadurecer dentro da base de código principal do Mesa.

Este suporte de driver de GPU da Apple de código aberto no Linux é bom o suficiente para executar alguns ambientes de desktop compostos e alguns jogos GL2 / GLES 2.0. Sabe-se que jogos como Neverball e Quake III estão funcionando e em velocidades jogáveis, enquanto há espaço para mais otimizações de desempenho.

A principal desenvolvedora do AGX Mesa, Alyssa Rosenzweig, comentou sobre as próximas etapas:

Qual é o próximo? Suportando mais aplicativos. Enquanto o OpenGL (ES) 2 é suficiente para alguns aplicativos, os mais novos (especialmente jogos) exigem mais recursos do OpenGL. O OpenGL (ES) 3 traz consigo uma série de novos recursos, como múltiplos alvos de renderização, multisampling e feedback de transformação. O trabalho nesses recursos está em andamento, mas cada um deles exigirá um grande esforço de desenvolvimento adicional e todos são necessários antes que o OpenGL (ES) 3.0 esteja disponível.

E o Vulkan? Estamos trabalhando nisso! Embora estejamos distribuindo apenas o OpenGL no momento, estamos projetando com o Vulkan em mente. A maior parte do trabalho que estamos colocando no OpenGL será reutilizada no Vulkan. Estimamos que poderíamos enviar drivers OpenGL 2 funcionais muito mais cedo do que um driver Vulkan 1.0 funcional e queríamos colocar desktops acelerados por hardware em suas mãos o mais rápido possível. Na maioria das vezes, esses desktops usam OpenGL, portanto, oferecer suporte a OpenGL primeiro fez mais sentido para nós do que mergulhar no Vulkan, apenas para usar Zink para traduzir OpenGL 2 para Vulkan para executar desktops. Além disso, há um amplo espectro de suporte a OpenGL, com o OpenGL 2.1 contendo uma fração dos recursos do OpenGL 4.6.

A execução deste suporte experimental de driver de GPU no Asahi Linux atualmente requer a execução com o código linux-asahi-edge e mesa-asahi-edge. Mais detalhes sobre este suporte de driver de GPU da Apple atualmente experimental através do Alyssa's blog  .







Fonte

Até a próxima !!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário