FERRAMENTAS LINUX: O "char/misc"do Kernel Linux 6.2 muda de cenário com a capacitação contínua do Intel Gaudi2

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

O "char/misc"do Kernel Linux 6.2 muda de cenário com a capacitação contínua do Intel Gaudi2

 



As alterações "char/misc" foram mescladas para o Kernel Linux 6.2 em desenvolvimento como a área aleatória do kernel para drivers que não se encaixam bem em outras áreas do subsistema. Notavelmente, com esta atualização para o Kernel Linux 6.2, o trabalho foi continuado para habilitar o Habana Labs Gaudi2 AI accelerator. de propriedade da Intel.


O Gaudi2 como o acelerador de treinamento e inferência de IA de última geração do Habana Labs projetado para competir com - e superar nitidamente - o A100 da NVIDIA para visão computacional, processamento de linguagem natural e cargas de trabalho relacionadas. Gaudi2 foi anunciado no início deste ano e logo depois sua equipe estelar Linux de código aberto começou a postar novos patches para estender o driver de kernel Linux "habanalabs" Gaudi e Goya existente para suportar o Gaudi2.

Os últimos ciclos do kernel Linux viram mais código Gaudi2 upstream e continua assim para o Linux 6.2. Com o Kernel Linux 6.2, o driver Habana Labs adicionou uma API de espaço de usuário para obter informações de falha de página, suporte Gaudi2 PCI revisão 2, suporte para reinicializações completas do hardware e uma variedade de outras correções e itens de ativação em torno do Gaudi2.

Este trabalho de driver de kernel adicional segue o software de espaço do usuário SynapseAI Core sendo atualizado no final de novembro e agora também suporta o Gaudi2. É ótimo ver o Intel / Habana Labs continuar como o fornecedor de acelerador de IA mais amigável para o upstream do Linux e de código aberto.


Laboratórios Intel Habana Gaudi2


Este trabalho de driver do Habana Labs lidera as mudanças no char/misc para o Kernel Linux 6.2. Não há muito mais notável nesta atração além de alguns novos drivers de co-processador Ampere Computing SMpro .

Embora o driver do Habana Labs seja atualmente parte da área char/misc, o Linux 6.2 está introduzindo o subsistema acelerador "accel" de computação como uma extensão do subsistema Direct Rendering Manager (DRM). O driver do Habana Labs está entre os drivers do acelerador AI/VPU atualmente sendo adaptados a este novo subsistema/framework, de modo que eventualmente passará de char/misc para este espaço de aceleração dedicado.









Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário