No início de 2021, as extensões do Vulkan Video foram publicadas em formato beta/provisório como uma nova API de codificação/decodificação de vídeo padrão do setor com o contexto do Vulkan. Como um belo presente de Natal do The Khronos Group, as extensões foram finalizadas como o Vulkan Video 1.0 e agora estão prontas para uso em produção.
Depois de mais de um ano e meio na forma beta, as extensões do Vulkan Video 1.0 foram lançadas ontem com o VK_KHR_video_queue, VK_KHR_video_decode_queue, VK_KHR_video_decode_h264 e VK_KHR_video_decode_h265. As extensões H.265 e H.264 foram promovidas de extensões "EXT" para as extensões "KHR" formais.
Infelizmente, ainda não há extensões de vídeo Vulkan em torno da aceleração de vídeo AV1 ou VP9. Disseram-nos antes que eles estão trabalhando para estender ainda mais o Vulkan Video, mas, infelizmente, mesmo com todos os principais fornecedores de GPU agora suportando decodificação/codificação AV1, as extensões Vulkan permanecem ausentes em ação.
As extensões "1.0" finais do Vulkan Video são a principal alteração como parte da atualização de especificações do Vulkan 1.3.238, juntamente com várias correções/esclarecimentos para outras partes da especificação da API.
A NVIDIA publicou ontem o driver Linux NVIDIA 525.47.04 que suporta o Vulkan Video 1.0, agora oferece suporte a GPUs RTX 40 "Ada Lovelace" com a compilação do driver beta Vulkan e adiciona outras extensões Vulkan, como VK_EXT_opacity_micromap, VK_NV_copy_memory_indirect, VK_NV_memory_decompression, VK_NV_optical_flow e VK_NV_ray_tracing_invocation_reorder.
Recentemente, houve um novo trabalho do Mesa Vulkan em torno do Vulkan Video for RADV e do Vulkan Video for Intel's ANV . Agora que as especificações finalizadas foram lançadas, esperamos que o suporte do driver Mesa Vulkan para as extensões de codificação/decodificação de vídeo seja confirmado e mesclado em um futuro próximo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário