Introduzido no início do ano, foi um projeto experimental de código aberto implementando a interface VA-API sobre a API de decodificação de vídeo NVDEC da NVIDIA . Por sua vez, esse suporte VA-API para execução no driver gráfico Linux proprietário da NVIDIA permite a aceleração de vídeo GPU no Firefox e outros softwares direcionados apenas à API de aceleração de vídeo. Agora, para encerrar o ano, há um novo lançamento do NVIDIA-VAAPI-Driver.
Ao longo de vários lançamentos este ano, o projeto independente de software de código aberto adicionou a aceleração AV1 , a decodificação multiencadeada e outras melhorias . O NVIDIA-VAAPI-Driver 0.0.8 foi lançado esta semana, onde o novo recurso brilhante é um back-end direto.
O novo back-end direto do NVIDIA-VAAPI-Driver é para fazer a interface com o driver do kernel NVIDIA diretamente, em vez de passar pelo código EGL. Este software fará interface diretamente com o driver gráfico do kernel NVIDIA para alocar e exportar buffers em vez de estar vinculado ao código do sistema de janelas EGL. Esse back-end direto é importante agora que o back-end EGL está quebrado com a série de drivers NVIDIA R525. A ativação do back-end pode ser feita por meio da variável de ambiente NVD_BACKEND=direct . Esse back-end direto depende de APIs NVIDIA não documentadas e, portanto, sujeito a quebras próprias, mas pelo menos deve ajudar aqueles que desejam aproveitar a aceleração VA-API atualmente na série de lançamento R525.
A cobertura do codec atual para este projeto.
A versão NVIDIA-VAAPI-Driver 0.0.8 também melhorou a verificação de erros, suporte para formatos de 10/12 bits, adicionando a variável de ambiente "NVD_GPU" para controlar o node DRM para abrir o modo de back-end direto e atualizações de documentação.
Os downloads dessa camada de tradução de vídeo VA-API para NVDEC de código aberto podem ser encontrados no GitHub .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário