FERRAMENTAS LINUX: Os patches AMD P-State EPP são lançados pela 8ª vez para ajudar no desempenho e eficiência do Linux

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Os patches AMD P-State EPP são lançados pela 8ª vez para ajudar no desempenho e eficiência do Linux

 


A AMD começou a semana de Natal postando uma oitava versão de seus patches de driver P-State EPP para implementar o processamento AMD Energy Performance Preference em seus processadores/SoCs recentes para software para sugerir um desempenho ou dica de eficiência energética. O P-State EPP pode resolver algumas das deficiências com a implementação do driver P-State original da AMD, que foi fundido há quase um ano e tem mostrado bons resultados em números publicados pelos engenheiros da AMD.

Ao longo do último ano e alguns meses, os engenheiros do AMD Linux trabalharam muito no código do driver AMD P-State para um driver de dimensionamento de frequência de CPU adequado para Zen 2 e hardware mais recente que suporta ACPI CPPC. O AMD P-State visa oferecer melhor desempenho e eficiência de energia do que o driver genérico ACPI CPUFreq usado em processadores AMD até o momento.

Os números de referência da AMD mostram que o P-State EPP aborda algumas das lacunas com o driver P-State inicial.

O driver AMD P-State que estreou no Kernel Linux 5.17 mostrou algumas regressões de desempenho em comparação com ACPI CPUFreq, mas a funcionalidade P-State EPP provavelmente esclarecerá isso. Os engenheiros da AMD também começaram recentemente a trabalhar em um Modo Autônomo Guiado do P-State .

Infelizmente, o AMD P-State EPP não está pronto para o Kernel Linux 6.2 , mas esse atraso permitiu que um conjunto de patches v8 fosse publicado. Os patches do AMD P-State EPP v8 lançados ontem de manhã  fazem várias alterações de código de baixo nível, abordar outros comentários de revisão no upstream, remover o código de aumento de espera de E/S e outras pequenas alterações. Nada muito dramático e pelos sons das discussões do LKML anteriores, parece que o código do AMD P-State EPP provavelmente será escolhido em breve pelo ramo "for-next" do subsistema de gerenciamento de energia para exposição adicional antes do ciclo do Kernel Linux 6.3.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário