Na sexta-feira, a AMD enviou outra rodada de patches de recursos para o novo material de driver gráfico do kernel que eles prepararam antes do ciclo do kernel Linux 6.3 .
Nas semanas anteriores, a AMD enviou patches para o DRM-Next para lidar melhor com firmware ausente / GPUs sem suporte e outras "coisas novas" para a próxima versão do kernel Linux . Na sexta-feira houve outra rodada de novo material AMDGPU/AMDKFD para enfileirar no DRM-Next até que a janela de mesclagem do Kernel Linux 6.3 seja aberta em meados de fevereiro.
A rodada mais recente de patches inclui correções para manuseio de exibição segura, correções de código de exibição DCN 3.2, correções de SR-IOV, correções de HDCP, atualizações de RAS, correções para GC 11.0 encontradas com GPUs RDNA3 e outras atualizações.
Notável no lado do recurso é adicionar informações do PCI Express ao AMDGPU INFO ioctl. A geração do PCI Express e o número de pistas devem ser expostos por meio do ioctl de informações para o espaço do usuário.
Os detalhes do PCIe estão sendo adicionados a este ioctl a partir do espaço do usuário que os drivers AMD Radeon Mesa estão procurando, contando com essas informações para fazer determinações aprimoradas em relação ao posicionamento otimizado do buffer. Há uma solicitação de mesclagem pendente para o Mesa que permitiria o uso das informações do PCIe a serem expostas pelo AMDGPU no kernel Linux 6.3+.
Isso também é útil para solucionar problemas de PCIe. Ao escrever o patch do kernel, o conhecido desenvolvedor de código aberto da AMD, Marek Olšák, comentou que está executando uma GPU Navi 21 em velocidades PCIe Gen 1 há dois anos e recentemente foi a primeira vez que percebeu esse gargalo óbvio.
Mais detalhes sobre os patches de recursos AMDGPU desta semana programados para Linux 6.3 por meio desta solicitação pull . O Kernel Linux 6.3 estável, por sua vez, deve chegar por volta de abril.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário