FERRAMENTAS LINUX: A AMD atualiza o suporte ao "Guided Autonomous Mode" do P-State para o Linux

sábado, 14 de janeiro de 2023

A AMD atualiza o suporte ao "Guided Autonomous Mode" do P-State para o Linux



Em dezembro, a AMD publicou patches de driver P-State Linux para implementar o "Guided Autunomous Mode " de operação para complementar o modo passivo existente usado pelo driver amd_pstate e o modo totalmente autônomo/EPP pendente que viu muitas revisões de patch recentemente meses. Embora grande parte do foco de engenharia da AMD tenha sido obter o upstream do código P-State EPP, e ontem foi lançada a segunda iteração desse suporte ao Guided Autonomous Mode.

O suporte ao Guided Autonomous Mode foi resumido pela AMD  como: "O regulador de escala do SO especifica as frequências/níveis de desempenho mínimo e máximo por meio do registro 'Desempenho mínimo' e 'Desempenho máximo', e o PMFW pode selecionar autonomamente uma frequência operacional nessa faixa." Os benchmarks postados pela AMD com os patches do Modo Autônomo Guiado mostraram um bom desempenho com os processadores AMD 4th Gen EPYC "Genoa" e melhor do que o modo passivo padrão ou usando o driver ACPI CPUFreq genérico.


Enquanto a AMD tem trabalhado para obter o suporte do P-State EPP atualizado  para o  Kernel Linux 6.3, os patches do Guided Autonomous Modeforam atualizados hoje e parece que eles também poderiam seguir o exemplo na próxima versão do kernel. Os patches v2 não têm muitas mudanças além de corrigir um problema com sistemas de memória compartilhada e, em seguida, rebasear esse código nos patches de driver EPP mais recentes.



Os patches v2 podem ser encontrados na lista de discussão para teste e esperamos que este Modo Autônomo Guiado e o trabalho EPP estejam prontos a tempo para o ciclo Kernel Linux 6.3 do próximo mês. 








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário