FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.3 está para ativar o suporte de exibição para o Intel Meteor Lake, DP MST DSC foi ativado

sábado, 14 de janeiro de 2023

O Kernel Linux 6.3 está para ativar o suporte de exibição para o Intel Meteor Lake, DP MST DSC foi ativado

 


Desde o Kernel Linux 6.0, vários códigos de driver gráfico foram enviados para os processadores Meteor Lake de próxima geração da Intel, entre outros trabalhos de habilitação de driver Meteor Lake em geral. Agora que vem com o ciclo do Kernel Linux 6.3 é suficiente o suporte do driver gráfico/exibição para o Meteor Lake estar no lugar que pode realmente iluminar uma exibição.


Com as alterações drm-intel-next desta semana enviadas ao DRM-Next antes da abertura da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.3 em meados de fevereiro, esta habilitação de exibição para o Meteor Lake. O suficiente do trabalho do driver i915 Direct Rendering Manager (DRM) para o Meteor Lake agora está conectado para que os monitores funcionem quando conectados ao hardware MTL antigo e executando o código do kernel Linux 6.3+.



O suporte de exibição Meteor Lake é a principal adição com a atualização drm-intel-next desta semana, enquanto outra grande está tendo DisplayPort Multi-Stream Transport Display Stream Compression (DP MST DSC) agora funcionando também. Este suporte de compressão de fluxo de exibição para transporte multi-stream DP é bom para conservar a largura de banda (e, por sua vez, permite resoluções/taxas de atualização mais altas) e semelhante ao suporte existente de transporte de fluxo único (SST) do driver Intel. O suporte de compactação desenvolvido pela VESA oferece compactação sem perdas para permitir resoluções ou taxas de atualização mais altas no mesmo hardware em monitores ou hubs Multi-Stream Transport com MST compatível com vários sinais de exibição de vídeo em um único cabo DisplayPort.

Algumas das outras atualizações de driver da Intel para a semana incluem suporte dividido SDP para DisplayPort 2.0, suporte Xe HP 4Tile e uma ampla variedade de correções e outras refatorações de código.

A lista completa de patches de recursos drm-intel-next iniciais direcionados ao Linux 6.3 pode ser encontrada por meio deste pull . Os engenheiros Linux da Intel também continuam ocupados hackeando o novo driver gráfico do kernel "Xe" para plataformas de hardware modernas, mas parece que ainda vai demorar um pouco até que esteja pronto para se fundir como a alternativa moderna ao driver DRM i915 .














Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário