Durante anos, a Intel desenvolveu o HAXM como um gerenciador de execução acelerada por hardware com foco em usá-lo para o Android Emulator e QEMU em conjunto com processadores habilitados para Intel VT. O HAXM funciona não apenas no Linux, mas também no Windows, macOS e alguns BSDs. Infelizmente, a Intel decidiu descontinuar o desenvolvimento do HAXM. Ah, sim, eles também observaram que há problemas de segurança com o código, então é melhor parar de usá-lo.
A sigla HAXM significa Hardware Accelerated Execution Manager e é autodescrito como:
O HAXM é um mecanismo de virtualização assistida por hardware multiplataforma (hypervisor), amplamente utilizado como um acelerador para Android Emulator e QEMU. Ele sempre foi compatível com a execução no Windows e macOS e também foi portado para outros sistemas operacionais host, como o Linux e NetBSD.
O HAXM é executado como um driver de modo kernel no sistema operacional host e fornece uma interface semelhante a KVM para o espaço do usuário, permitindo assim que aplicativos como o QEMU utilizem os recursos de virtualização de hardware integrados às modernas CPUs Intel, ou seja, a tecnologia de virtualização Intel.
O lançamento mais recente do HAXM foi no final de novembro, quando o HAXM 7.8 foi tornado público. O HAXM provou ser útil principalmente no desenvolvimento de software Android em sistemas Intel, principalmente no Windows, onde há menos opções de hipervisor disponíveis. Mas depois que o desenvolvimento do lançamento cessou... Não foi devido aos feriados de fim de ano, mas agora o projeto HAXM no GitHub foi arquivado.
O seguinte aviso foi adicionado na semana passada por um engenheiro da Intel:
DESCONTINUAÇÃO DO PROJETO.
Este projeto não será mais mantido pela Intel.
Este projeto foi identificado como tendo falhas de segurança conhecidas.
A Intel interrompeu o desenvolvimento e as contribuições, incluindo, mas não se limitando a, manutenção, correções de bugs, novos lançamentos ou atualizações para este projeto.
A Intel não aceita mais patches para este projeto.
O aviso de descontinuação foi publicado na semana passada marcando o fim do software HAXM da Intel. Nenhuma informação adicional foi compartilhada quanto aos motivos adicionais para descontinuar o desenvolvimento do HAXM.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário