FERRAMENTAS LINUX: A Intel prepara mais código de driver Linux para o Data Center GPU Max Series + mais correções no DG2

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

A Intel prepara mais código de driver Linux para o Data Center GPU Max Series + mais correções no DG2

 


A Intel enviou ontem outro lote de material do drm-intel-gt-next para o DRM-Next como novo código de recurso e correções para a fila antes da abertura da janela de mesclagem do Linux 6.3 no próximo mês.

No lado dos recursos, os engenheiros da Intel continuam ocupados habilitando os gráficos integrados Meteor Lake "MTL" de próxima geração, que são semelhantes em capacidade às GPUs discretas DG2/Alchemist, embora não tão rápidos. Os engenheiros da Intel também continuam ocupados em habilitar o suporte da GPU Data Center Max Series "Ponte Vecchio". A habilitação do Linux da série Intel Data Center GPU Max continua em andamento.

A ativação do Ponte Vecchio está em andamento há vários ciclos do kernel, além de todos os elementos comuns do DG2/Alchemist.

O engenheiro da Intel Tvrtko Ursulin resumiu concisamente todo o novo material desta semana para o Kernel Linux 6.3 como:

"O que mais se destaca é a quantidade de correções, a maioria das quais, se não todas, já teriam chegado por meio de solicitações pull gt/next fixes, então vou apenas mencioná-las aqui brevemente.

As mais impactantes provavelmente estão na área de DG2 TLB invalidação, seguida de despejo, tanto agnóstico de plataforma (o espaço do usuário trava devido a falhas de despejo após alterações de bloqueio de objeto) quanto alguns DG2 (falhas visuais devido a dados auxiliares do CCS nem sempre tratados).

Então, temos um monte de travamentos e problemas semelhantes corrigidos que poderiam foram acionados em condições de borda mais semelhantes. Em plataformas mais antigas, o RC6p é desativado no Sandybridge para evitar travamentos de GPU e falhas visuais.

Finalmente, há um monte de ruído de log sendo desabilitado, principalmente uso de nível de log excessivamente zeloso ou falhas de log enganosas que são tratadas de outra forma.

Em termos de novos recursos, não há muito. Temos algumas novas soluções alternativas que podem afetar o desempenho e uma melhoria nos tempos de suspensão e retomada, especialmente significativos em sistemas modernos de CPU lenta, como alguns Chromebooks.

Fora da visibilidade imediata para os usuários finais, a ativação antecipada para Meteorlake e Ponte Vecchio está em andamento. O primeiro, especialmente, teve suporte para carregar o firmware GSC, OA e soluções alternativas GT iniciais adicionadas.

E, claro, como sempre, há algumas limpezas aleatórias, ajustes de autoteste e refatorações diversas, que parecem menos do que o normal nesta rodada."


Prior puxa para DRM-Next para o Kernel Linux 6.3 obter o suporte de exibição do Meteor Lake funcionando entre outras melhorias. O kernel Linux 6.2 deve sair em meados de fevereiro, o que, por sua vez, marcará a abertura da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.3.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário